A inteligência espiritual e os raciocínios abstrato, verbal e numérico

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Artigo: A inteligência espiritual e os raciocínios abstrato, verbal e numérico
Autores: Katya Luciane de Oliveira; Marina Ledier Pascalicchio; Ricardo Primi

O artigo relaciona a inteligência, enquanto raciocínios abstrato, verbal e numérico, com a inteligência espiritual proposta por Gardner.
Por meio da analise fatorial, Spearman percebe que duas habilidades correlacionadas estão ligadasa um fator comum, o qual denominou de fator g, que é a inteligência geral presente em todas as atividades intelectuais. O fator g pode ser dividido entre Capacidade Edutiva e Capacidade Reprodutiva, as quais Cattel, em 1942, chamou de inteligência fluida e inteligência cristalizada. Posteriormente, foram integrados outras 6 capacidades cognitivas, dando origem ao modelo C-H-C (Carroll, Horn eCattel)
Primi e Almeida (2000) consideram a inteligência um conjunto de expressão dos raciocínios abstrato, verbal, numérico, espacial e mecânico. O raciocínio abstrato está relacionado a inteligência fluída, ou seja, a capacidade de raciocinar em situações novas, criar conceitos e compreender implicações. O raciocínio verbal relaciona-se com o domínio verbal e de vocabulário, apresentandoelementos de inteligência fluida e cristalizada, o numérico relaciona a habilidade quantitativa com a inteligência fluida. O raciocínio espacial se relaciona com o processamento visual e o mecânico relaciona inteligência fluida e conhecimentos práticos mecânicos.
A inteligência espiritual proposta por Gardner engloba temas como o propósito da existência, o desenvolvimento de virtudes, a esferametafísica e espiritual do ser humano, entre outros. É importante destacar que espiritualidade é diferente de religiosidade, sendo que o primeiro não está ligado a um sistema de práticas religiosas, rituais e símbolos que facilitem a crença em um Deus, força maior ou verdade absoluta, e sim o entendimento do individuo quanto a sua própria existência.
Wolman define inteligência espiritual como acapacidade de transcendência que envolve diferentes habilidades, como a disposição de entrar em contato com o próprio self, o investimento em atividades repletas de senso altruísta e o ser e agir virtuosamente. Para criar um instrumento confiável de medida de inteligência espiritual, Wolman realizou um estudo e distinguiu sete componentes dessa inteligência: Divindade (noção de conexão com uma figuradivina), diligência (consciência da interconexão entre corpo e mente, enfatizando prática que aperfeiçoem essa relação), intelectualidade (processo cognitivo com foco na leitura e discussão de textos sagrados), comunidade (qualidade da espiritualidade em estabelecer ligações com a comunidade geral), percepção extra-sensorial (identificação de sentimentos e percepções associados a experiências dequase-morte, sonhos, etc), espiritualidade na infância (associação da espiritualidade por meio de tradições familiares) e trauma (consciência espiritual adquirida por meio de traumas ou doenças).
Lowen (1990) considera a espiritualidade como a conexão entre corpo, mente e a capacidade de transcendência e, ao desconectar-se dessa capacidade, o individuo torna-se um ser puramente intelectual. Osresultados da pesquisa corroboram essa visão, visto que há uma correlação negativa entre divindade e raciocínio abstrato. Os autores do artigo afirmam que esse resultado não indica que pessoa com maior capacidade de raciocínio abstrato sejam menos espiritualizadas, e sim que as pessoas com maiores escores nas categorias divindade e diligência são as que obtiveram menores escores de raciocínio abstrato.Uma possível explicação para esse resultado é o de que pessoas com altas habilidades de raciocínio abstrato, e portanto, mais capazes de raciocinar diante de situações novas e entender implicações, tem menor capacidade de noção divina e portanto encontram soluções sem recorrer ao conforto provindo da espiritualidade.
Os resultados da pesquisa devem ser avaliados com cautela, pois há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raciocinio Abstrato
  • RaCIOCÍNIO VERBAL
  • Inteligencia espiritual
  • Raciocinio Lógico-Conjuntos Numericos
  • Aplicação do teste: raciocínio verbal
  • Inteligências emocionais, espirituais e artificiais
  • Raciocínio Lógico / Numérico e Outros
  • Inteligência espiritual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!