Hospital Dia

Páginas: 41 (10217 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

O termo Psicologia Comunitária ainda é bastante novo e amplo, sendo, por isso mesmo, de difícil conceituação. O termo em si é ambíguo e varia de acordo com o referencial teórico considerado e/ou a práxis do psicólogo que o define. São comuns os termos “Psicologia na Comunidade” (Bender, 1978); “Saúde Mental Comunitária” (Berenger, 1982); “Psicologia Comunitária/na Comunidade”(Bonfim, 1992); etc.
“O termo Psicologia Comunitária, portanto, inclui os estudos que se vêm realizando na Psicologia Social Aplicada às Comunidades, o Movimento de Saúde Mental Comunitário, a Psicologia do Desenvolvimento Comunitário e o Movimento de Ação Comunitária na América Latina, e outros fazeres de psicologia relacionada à comunidade. Este termo pode ser compreendido como uma visão pragmáticada psicologia, que busca o desenvolvimento e a aplicação de técnicas psicológicas que sejam relevantes para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”. (Franco, 1988, p. 70)
Segundo Andery (2001), a palavra comunidade vem sendo usada para designar a instrumentalização de conhecimentos e técnicas psicológicas que possam contribuir para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e gruposdistribuídos nas inúmeras aglomerações humanas que compõem a grande cidade.  É um movimento de aproximação do cotidiano das pessoas principalmente nos bairros e instituições populares onde a grande parcela da população vive, organiza-se e cria seus canais de expressão. 
Segundo Campos (1986), a experiência de comunidade é uma história social e individual mais duradoura, mais segura e mais confiáveldo que o tempo de uma vida individual. “As comunidades se tornam cada vez mais dispensáveis. As lealdades pessoais diminuem seu âmbito com o enfraquecimento sucessivo dos laços nacionais, regionais, comunitários, de vizinhança, de família e, finalmente, dos laços que nos ligam à imagem coerente de nós mesmos”. (p. 48)
Sabemos então que a Psicologia Comunitária utiliza-se do enquadre teóricoda Psicologia Social, privilegiando o trabalho com grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual orientadas por preceitos eticamente humanos. Para o autor, os instrumentos utilizados para a intervenção, e também construídos no desenvolvimento do trabalho, podem ser: entrevistas (muitas vezes coletivas), visitas às casas da população,diários de campo (registros de acontecimentos importantes, idéias que possam contribuir para ações), resgate histórico e cultural da comunidade (por meio de representantes significativos e de liderança) (Freitas, 1999).
Partindo destes pressupostos, este estágio teve como proposta realizar intervenção junto aos familiares de pacientes em intervenção parcial no Hospital - Dia de BragançaPaulista.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. Esta pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar umequilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. “Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais” (Gallindo, 1981).
De acordo com Blayas (1962), os hospitais dia existem no Brasil desde a década de 60, mais foi apenas desde 1992 que passaram a figurar oficialmente entre as possibilidades de atendimento emsaúde mental, sendo então estabelecidas diretrizes para o credenciamento dos serviços e o ressarcimento das internações por meio de portaria do Ministério da Saúde. Esta instituição é uma das mais relevantes para o tratamento psiquiátrico adequado que tem como finalidade permanente, à reinserção social do paciente em seu meio. Este tratamento em regime de internação parcial é estruturado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dia do hospital
  • Proposta Assistencial Hospital Dia
  • Elementos quimicos e sua importancia nos hospitais, meio ambiente no dia a dia
  • O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO HOSPITAL DIA DA CIDADE DE CRATO – CE
  • ATUA O DO PSIC LOGO NO HOSPITAL DIA DE AN P LIS
  • hospital
  • Hospital
  • HOSPITAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!