A incidencia de dengue e suas possíveis causas no município de Sorriso MT

Páginas: 21 (5020 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA/PNAP




HEIKE LEANE BRINKMANN KNECHTEL
LOURDES NARCIZA DE DEUS





A INCIDÊNCIA DE DENGUE E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS NOS 02 PRIMEIROS BIMESTRES DE 2013 NO MUNICÍPIO DE SORRISO – MTSorriso - MT
2013
HEIKE LEANE BRINKMANN KNECHTEL
LOURDES NARCIZA DE DEUS













A INCIDÊNCIA DE DENGUE E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS NOS 02 PRIMEIROS BIMESTRES DE 2013 NO MUNICÍPIO DE SORRISO – MT





Projeto de Trabalho de Curso de Metodologia de Estudos e de Pesquisa em Administração e Seminário Integrador, da Universidade Federal de Mato Grosso, como requisito parcialpara aprovação na disciplina.

Orientadora: MsC. Elisandra Maria Zambra
Tutores: Pedro Luiz Weber Stefanello e Valdinei Aparecido da Silva








Sorriso - MT
2013
SUMÁRIO








1 INTRODUÇÃO


Um dos grandes desafios dos administradores públicos no que tange a saúde no Brasil é o controle da dengue.Todos os anos, grande parte dos municípios do país sofrem com oaumento do número de casos dessa virose.
Nesse contexto, está inserido o município de Sorriso – MT, onde o combate constante à disseminação da doença não tem se mostrado eficaz em reduzir anualmente o número de casos, mesmo de forma gradativa.
A dengue é uma doença endêmica e sazonal que toma proporções elevadas em alguns períodos do ano, principalmente nos meses chuvosos, de setembro a maio.Devidoàs grandes proporções que a infestação atinge, governos e a sociedade organizada são responsáveis por elaborar programas, propósitos e ações que visem interromper ou amenizar os avanços e agravamentos causados pela doença. Uma medida importante nesse processo é a ação preventiva, através do serviço de campo, campanhas educativas em escolas e postos de saúde, por meio de palestras, panfletagem eoutras ações.
Considerando-se as lacunas de conhecimento disponíveis para prever a atual situação epidemiológica do município de Sorriso, são evidenciadas grandes possibilidades para o agravamento do cenário atual.
O acompanhamento da atual situação de circulação dos quatro sorotipos dos vírus da dengue e o conhecimento das dificuldades que estão sendo enfrentadas para promover a prevenção ecombate do vetor são fundamentais para que dirigentes e autoridades possam discutir, posicionar-se e orientar suas estratégias de intervenção nesse campo.
No intuito de levantar primeiramente, conceitos e definições sobre a dengue como problema de saúde pública, o trabalho será voltado à pesquisa bibliográfica.
Num segundo momento, o foco deste projeto será o levantamento de dados através dedocumentos oficiais da Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica do município de Sorriso e Pólo Regional de Sinop, sobre as notificações de dengue e índices larvários de 2012 e início de 2013.
Sendo assim, visando alcançar os objetivos, será realizada entrevista com as coordenadoras da Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica, no intuito de obter mis conhecimento sobre os trabalhosrealizados no ano de 2012.


1.1 Problema


Quais as principais razões do alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município de Sorriso – MT?


1.2 Hipótese


H1: A não colaboração da população contribui para o aumento do índice da dengue.
H2: A falta de interesse dos gestores nos investimentos de prevenção e estruturação no combate a prevenção da dengue resulta noavanço da endemia.


1.3 Objetivos


1.3.1 Objetivo Geral


Conhecer as razões do alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, aedes aegypti1, nos dois primeiros bimestres de 2013, no município de Sorriso – MT.


1.3.2 Objetivos Específicos


a. Levantar a contribuição da população no aumento da proliferação do mosquito;
b. Verificar a existência de um novo tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE AÇÃO SOCIAL EM COMBATE À DENGUE, NO MUNICÍPIO DE CÁCERES/MT.
  • Estudo do consumo de Frutas, Sorriso-MT
  • Incidência de hiv no município de belém pará
  • A Dengue no Brasil e Causas
  • Possíveis causas do fracasso escolar
  • Histórico Município de Nova Mutum/MT
  • Associação entre incidência de aedes aegypt (carlos finlay, 1883, insecta; diptera) dengue e sazonalidade no município de joão...
  • ANALISE DA LEGISLAÇÃO SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE-MT NO CONTROLE DA DENGUE NOS ANOS DE 2010 E 2011

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!