Monografia E-commerce

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013



Faculdade de Tecnologia de Americana
Curso Superior de Tecnologia em Logística







TEMA: A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL NO MERCADO ELETRÔNICO




FELIPE CAMARGO MARIN LOQUETTI
5º SEMESTRE – NOTURNO
















Americana, SP
2013



Faculdade de Tecnologia de Americana
Curso Superior de Tecnologia em Logística







TEMA: A LOGÍSTICA COMODIFERENCIAL NO MERCADO ELETRÔNICO


FELIPE CAMARGO MARIN LOQUETTI
felipe.camargo@grupoestrutural.com.br




Projeto desenvolvido em cumprimento curricular da disciplina Projeto Aplicado à Logística do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FATEC – Americana, sob orientação da Profa. Acácia Ventura

Área:







Americana, SP
2013



SUMÁRIO


INTRODUÇÃO –CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA 4
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 5
1.1 PROBLEMA, PERGUNTA E HIPÓTESE 6
1.2 PROBLEMA 6
1.3 PERGUNTA 6
1.4 HIPÓTESE 6
2 OBJETIVO 7
2.1 OBJETIVO GERAL 7
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
3 JUSTIFICATIVA E MÉTODO 8
3.1 JUSTIFICATIVA 8
3.2 MÉTODO 8
4 ESTRUTURA DO TRABALHO BIBLIOGRÁFICO 9
5 CRONOGRAMA E ATIVIDADES 10
6 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 11
7 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO –CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA

Tem se tornado notório o crescimento do comércio eletrônico no país através de diversas pesquisas realizadas recentemente. Dados demonstram que os brasileiros estão incorporando esta modalidade de compras gradativamente às suas rotinas. Isso demonstra o grande potencial deste mercado e a grande oportunidade que está sendo aberta a quem deseja atuar nesta área direta ouindiretamente.
Contudo, a necessidade de investimento em eficiência nas cadeias de suprimento torna necessário apontar as áreas de expansão, características estratégicas ou gargalos operacionais que podem limitar o crescimento da logística dentro do mercado eletrônico brasileiro.
Em um mercado que busca conquistar confiança, credibilidade e transparecer segurança em suas operações aos consumidores,assume papel fundamental a logística como ferramenta para se alcançar a liderança, com base em competência operacional e comprometimento. O comprometimento aliado a uma estrutura de baixo custo é o principal desafio desta área e abrirá oportunidade de novos negócios.
Apesar de todos os dados de pesquisas que demonstram que o comércio eletrônico é um mercado já consolidado no país, existem diversosgargalos operacionais a serem vencidos. Dentre estes, um dos fatores críticos para o sucesso desta área é a logística integrada dos transportes, pois se os custos estiverem demasiadamente elevados, a logística não garantirá o avanço do comércio eletrônico. De modo geral, a logística não se altera, mas sim a sua dinâmica e estrutura no atendimento às novas demandas.
O foco está voltado para umalogística integrada intensiva em tecnologia, equipamentos de alto desempenho e informação em tempo real.

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A logística é uma ferramenta essencial para a administração e planejamento das atividades que envolvem o gerenciamento de materiais, pois é através das ferramentas estratégicas que se criam vantagens competitivas e é garantida a sobrevivência da empresa. Segundo Novaes(2000, p.36), “Logística é o processo de planeja, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor”. A logística tem como foco fábrica, níveis de estoque, locais de estocagem, sistemas de informação, bem comotransporte e armazenamento.
A logística deixou de ser utilizada apenas na armazenagem e transporte de materiais e produtos e passou a estar ligada diretamente aos negócios e seu aprimoramento. Atualmente, é o conceito que cuida das movimentações, interações e distribuição de suprimentos durante a cadeia produtiva integrada, atuando de acordo com o novo conceito chamado SCM – Supply Chain...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E-commerce
  • E-commerce
  • E-commerce
  • e-commerce
  • E-commerce
  • e-commerce
  • e-commerce
  • e-commerce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!