A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS DE GERÊNCIA DE RISCO E SUA SUBSTITUIÇÃO/ADAPTAÇÃO POR MÉTODOS MAIS ATUAIS

2585 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE – STC
CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS

RAPHAEL COSTA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS DE GERÊNCIA DE RISCO E SUA SUBSTITUIÇÃO/ADAPTAÇÃO POR MÉTODOS MAIS ATUAIS

A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS DE GERÊNCIA DE RISCO E SUA SUBSTITUIÇÃO/ADAPTAÇÃO POR MÉTODOS MAIS ATUAIS

Raphael Costa da Silva

RESUMO

Neste trabalho serão abordados métodos de gerência de gestão de riscos, abordando a história do homem relacionada ao risco, sua conceituação, os processos voltados para o controle e acompanhamento do risco, além da identificação de perigos e técnicas de análise de riscos. Também é levado em consideração que a gerencia e analise de riscos, como técnica, é algo bastante recente, haja vista que alguns de seus principais conceitos, normas, tópicos e bibliografia específica, foram sendo desenvolvidas no século XX, a partir do período entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Suas normas acabaram por se desenvolver de formas características de acordo com o país e necessidade.

INTRODUÇÃO - A HUMANIDADE E O RISCO

As atividades inerentes ao ser humano, desde os primórdios, estão intrinsecamente ligadas com um potencial de riscos. Nesse contexto, as atividades de caça e pesca, cruciais sobrevivência do homem primitivo, eram afetadas pelos acidentes que, muitas vezes, diminuíam a capacidade produtiva devido a lesões físicas. Assim, o homem evoluiu para a agricultura e o pastoreio, alcançou a fase do artesanato e atingiu a era industrial, sempre acompanhado de novos e diferentes riscos que afetam sua vida e saúde.
Bem anteriormente da existência dos gerentes de risco, pessoas tem se dedicado com afinco a trabalhos e funções relacionadas à segurança do trabalho e patrimonial, segurança contra incêndios, controle de qualidade, inspeções de riscos, análises técnicas de seguro e outras atividades semelhantes.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas