Escola De Chicago E Frankfur

677 palavras 3 páginas
Escola de chicago (1912-1922)
Trata-se de um movimento de professores do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago.
Eixo de desenvolvimento das pesquisas: a) sociologia do imigrante, das relações raciais, da condição do negro na américa dentre outras temáticas.
Organização temática da escola: a) Ciência política; b) Ciência econômica e c) antropologia.
Principais características da escola: a) Relação imediata entre uma grande cidade e seus problemas sociais com a escola; b) formação de grupo de pesquisa e intercâmbios intelectuais por meio de seminários, publicações, orientações, núcleos de estudo e discussões; c) Definição de métodos de pesquisa próprios ao contexto social da Universidade em relação à condição urbana; d) Abertura para a interdisciplinaridade; e) Definição de programas de estudo.
Programa de estudo de Willian Thomas (1912):
Concentra-se em três pontos fundamentais no estudo da psicologia urbana como comportamento moderno: a) Estabelecer o problema, b) Indicar o método da pesquisa e c) Expor impressões gerais sobre o objeto de pesquisa.
Metodologias de pesquisa:
Questionário: Mapeamento preliminar de problemas.
Proposição da observação participante: a) Observar os comportamentos sociais comuns e b) Questionar comportamentos individuais isolados.
Proposição do ciclo: organização-desorganização-reorganização
Programa de estudo de Robert Park (1915):
Concentra-se em dois pontos: na estrutura urbana e na organização industrial
1) Estrutura Urbana: a) Limites e distribuição geográfica da cidade, relação do centro urbano com as localidades “periféricas” e na definição de sentimentos e comportamentos a partir de tradições históricas.
2) Organização Industrial: a) Classes vocacionais e tipos tradicionais; b) Mobilidade de grupos vocacionais a partir de diferenças sócio-culturais e c) Bolsa de valores e a multidão.
Contribuição da Escola de Chicago para os estudos da sociologia:
1º) Contribuição conceitual, tais como: “Zona de

Relacionados

  • Biografia dos mais importantes autores da psicologia
    26081 palavras | 105 páginas
  • Comunicacao jorge
    212122 palavras | 849 páginas