A importância da história e geografia nos anos iniciais

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A importância de estudar História e Geografia nos anos iniciais

A apropriação do Ensino de História e de Geografia permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando esses sujeitos de hoje ainda crianças futuros homens preparados para enfrentar os meio socioculturais prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos. Para issofaz-se necessário uma metodologia capaz de promover o educando afirmando o como ser Sócio Histórico e torná-lo agente de suas práticas.
O Ensino da História e da Geografia faz-se tão importante quanto o Ensino da Língua Portuguesa da Matemática entre outras disciplinas cabe aos professores buscar possíveis maneiras para trabalhar o ensino, propiciando uma aprendizagem significativa. Cabemostrar o real valor da importância do Ensino de História e de Geografia, pois estudar História e Geografia não é só vê o que já aconteceu (passado), ou ver que existe mapas e países... mas sim mostrar o que está acontecendo hoje, fruto do ocorrido tempos atrás,e as atualidades que ocorrem pelo mundo aonde se localizam os países e aqueles atos e tomadas de decisões influenciam no hoje.
A importânciadessa temática deve nos proporcionar esforços para sermos futuros cidadãos conscientes e aptos a construir dentro do seu contexto uma visão de sociedade mais ativa e resolvermos ser agentes importantes dentro do contexto social conhecendo a realidade e tendo consciência de seus atos no sentido da transformação social, como vimos no texto “ como alfabetizar para ler o mundo” onde podemos perceber queprecisamos levar nosso aluno a perceber o mundo ao nosso redor e fazer reflexões sobre as ações dele para com o mundo, para que isso ocorra cabe ao professor e a escola a escolha mais pertinentes diante da grande diversidade de conteúdos que se apresentam pois estes não devem ser considerados fixos. Professor e escola devem ter o domínio para recriá-lo de acordo com a realidade e a caminhada deseus alunos.
Visando destacar a importante da prática pedagógica e a postura didática no Ensino de História e de Geografia, os conteúdos como configuração de formação para a vida. Procedendo-se uma investigação através de estudo de caso com alunos, através de roda de conversa, e desenhos cartográfados e com questionários semiestruturados com o corpo docente. Pois ensinar na verdade é tambémdesenvolver, junto aos alunos, uma série de importantes e imprescindíveis papéis, nos quais o professor investe a fim de que se tornem paradigmáticos na estruturação da personalidade de seus alunos. Com isso elencamos que ensinar é ter o compromisso de disponibilizar aos seus alunos doses de afetos, pois muitas vezes a figura do professor é a única oportunidade de adquirir conhecimento tornandodecisivo assim para uma escolha de bem, além das diversas ocorrências existentes na sociedade. O professor mesmo de forma consciente ou inconscientemente, sua prática esta diretamente ligada ao contexto de cada um de seus alunos.
O aluno que pretendemos formar tem que estar centrado nas responsabilidades sociais e na necessidade de formar para a cidadania, segundo Libâneo (2011, p.30) “o ensinoexclusivamente verbalista, a mera transmissão de informações, a aprendizagem entendida somente como acumulação de conhecimentos, não subsistem mais”. A partir dessa colocação o professor é de grande importância para que saia da mera verbalização e passe a mediar à relação ativa do aluno como os conteúdos e sempre passe a considerando seus conhecimentos e experiências.
Os parâmetros curricularesnacionais (PCN’S) focam de forma sucinta e são proeminentes claros quanto à qualificação e o preparo dos profissionais na disciplina de história. Com isso deve haver um trabalho em classe e extraclasse para os conteúdos tendo o enfoque principal o aluno dentro do seu contexto, sempre evidenciando a realidade em que o aluno esta inserido e partindo desta realidade buscar métodos para que os alunos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia de estudar História e Geografia nos anos iniciais
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
  • A interdisciplinaridade na história e geografia nos anos iniciais
  • Prova geografia e historia anos iniciais
  • IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • a geografia nos anos iniciais
  • a geografia nos anos iniciais
  • geografia nos anos iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!