A Filosofia do Atomismo L gico foi o termo usado por Russell para os resultados da sua filosofia

Páginas: 4 (854 palavras) Publicado: 24 de junho de 2015
A Filosofia do Atomismo Lógico foi o termo usado por Russell para os resultados da sua filosofia - em particular, nos domínios da Filosofia da Linguagem, da Filosofia do Conhecimento e daOntologia. Assim, esta designação abrange realmente um vasto rol de doutrinas e de teses que na prática se misturam para demonstrar um certo ponto de vista filosófico consistente. Aqui vamos discorrer arespeito da Filosofia da Linguagem e a Filosofia do Conhecimento, que caracteriza um dos pontos cruciais da Filosofia do Atomismo Lógico russelliana.

A concepção básica que preside à Filosofia do AtomismoLógico é a concepção segundo a qual é possível e desejável fazer uma análise lógica da linguagem corrente de tal forma que se determinem quais os 'átomos' linguísticos, quais aqueles termos que sãosimples e já não mais analisáveis, que por sua vez correspondem a entidades, a 'átomos', igualmente simples, no mundo extralinguístico. Dizíamos que esta análise é possível e desejável dado que:
a)-existe uma identidade estrutural entre a estrutura da nossa linguagem (quando completamente analisada) e a estrutura da realidade extralinguística que é suposta representar (o que explica apossibilidade da análise) e que
b)- a realização da paráfrase da linguagem corrente numa linguagem logicamente perfeita - na qual consiste a análise - lança luz sobre a estrutura real, escondida por debaixo daestrutura aparente, da linguagem corrente (o que explica a desejabilidade da análise).

Russell considera assim que a estrutura gramatical da linguagem que usamos todos os dias não coincide normalmentecom a sua estrutura lógica e que, assim sendo, é necessário proceder-se à análise lógica da linguagem a qual é suposta tornar manifesta a verdadeira, real e profunda estrutura da linguagem que usamospara falar acerca do mundo. A estrutura gramatical de uma frase é então encarada como sendo enganadora, aparente e superficial, ao contrário da sua estrutura lógica, que se encontra após análise, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Significado termos usados na filosofia
  • Os Problemas da Filosofia
  • Resumo: O valor da filosofia . Russell
  • RUSSELL, Bertrand. Os Problemas da Filosofia
  • termos de filosofia administrativas
  • Filosofia E L Gica162
  • filosofia justo meio termo
  • Filosofia Jur Dica E L Gica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!