A física e os Animais - Morcego

Páginas: 3 (526 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Cojuc – Colégio Juliana Cardoso
Itaboraí, 18 de setembro de 2014.
Professor: Adriano
Aluna: Sara dos Santos Souza.
Disciplina: Física.
Série: 2º ano – Ensino Médio.
Animais e a FísicaApesar de voar os morcegos não são aves, são mamíferos. Devido aos pelos, por não ter filhos através de ovos e por amamentarem seus filhotes com leite. Os morcegos dormem de cabeça para baixo porque seuspés se encaixam melhor desse jeito, e acabam usando menos energia do que se dormisse em pé ou deitado. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são cegos. Algumas espécies enxergam tão bem comonós, só se diferenciam pela capacidade de também enxergar pelo eco-localização.
Devido a essas características, os morcegos tem sido fonte de inspiração para muitas tecnologias. Neste trabalho serãodestacadas duas de suas habilidades, o mecanismo do seu voo e a sua capacidade de guiar-se pelo eco-localização.

O voo
Estudos adicionais sobre as asas dos morcegos poderiam ajudar engenheirosaeroespaciais a desenvolver pequenos aviões autônomos que fossem tão flexíveis e acrobáticos quanto os morcegos.
Pássaros e insetos podem dobrar ou girar as asas durante o voo, mas os morcegos têm muitomais opções. A membrana flexível pode capturar o ar e gerar sustentação ou reduzir o arrasto de vários modos diferentes. No voo direto em frente, por exemplo, a asa do morcego curva-se muito mais quea de um pássaro, oferecendo mais sustentação com menos energia.
Um robô voador desenvolvido na Suíça consegue levantar voo sem gastar muita energia. Inspirado em animais que usam suas asas paraprolongar o salto – como os morcegos – os pesquisadores da EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) criaram um robô que consegue pular e se locomover usando o vento para planar. 
As “asas” foramcriadas a partir de uma avaliação intensa de como o mecanismo funciona nos animais. Assim como um morcego, o robô dá um impulso, abre as asas e consegue planar. Na barriga do equipamento fica o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE FÍSICA ELETRICIDADE ANIMAL
  • contenção quimica e física de grandes animais
  • Morcegos
  • Morcegos
  • Morcegos
  • Morcegos
  • morcego
  • Morcegos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!