A escola e seu papel na atualidade
Introdução.
Nos últimos tempos, a educação emerge nos discursos políticos como meio de mobilização no contexto das transformações sociais, tornando-se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Compreender a complexidade da cancha educacional de hoje, exige uma visão panorâmica da origem e evolução das transformações educacionais e isso só é possível através da analise da História da Educação. Sendo a educação um processo não acabado, logo ao longo da história humana está em construção, surgi inerente à existência do homem e sua organização social.
Esses discursos sinalizam para a importância de se compreender a educação na dinâmica de transformações do movimento político, econômico, cultural e social ocorridas de forma globalizada sendo que esse movimento exige um perfil de homem participativo, que transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais. Diante dos vários problemas da sociedade contemporânea, como: desvalorização profissional, desemprego, violência, modificações das relações familiares, etc., tem-se como papel fundamental da área educacional, o de fornecer o conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas, continuando assim, a lutar por igualdade de direitos. Nesse sentido, a educação, em termos de Brasil, deve ser tratada como uma política social, que tem como compromisso fundamental à garantia dos direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais.
Quem pensa que ser educador nos dias de hoje é algo simples engana-se por completo. O ato de educar é bastante reflexivo, pois é necessária conscientização da importante responsabilidade na formação dos alunos. Como formadores