A escola ideal

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
a escola ideal

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Danielle Nunes Martins do PradoTutor(a) de sala:

Caracterização da Escola

Neste trabalho pretendemos mostrar a importância do uso de materiais diversificados para o aprendizado do aluno e também a de um bom planejamento interno na escola, para a obtenção de tais materiais.
Será analisado de que formas uma escola se adaptou ás mudanças econômicas, políticas, de nossa cidade ao longo dos anos. Esta análise consiste primeiramenteem uma visita agendada em uma escola dentro do município de Alexânia, onde será realizada uma entrevista com o coordenador da escola, em seguida serão tiradas fotos do local para apresentação no trabalho.


BRINCAR E APRENDER

Imagem: Esta imagem tem por objetivo mostrar os materiais que a escola disponibiliza para que os professores dinamizem suas aulas tanto de língua portuguesa quanto dematemática. A esquerda estão livros que chamam a atenção das crianças do ensino fundamental 1, são livros que emitem sons de animais ou músicas, alguns podem ser molhados, durante uma atividade específica com água, outros tem, figuras em alto relevo. À direita estão jogos variados, onde tanto podem ser utilizados como material para dinamizar aulas de língua portuguesa quanto para aulas dematemática, são jogos de dominó matemático, dominó e baralhos, que contem palavras para associar a figuras, formas geométricas, jogo de botão e jogos de tabuleiros, que são utilizados para desenvolver o raciocínio lógico, segundo a coordenação. Estas fotos foram tiradas dentro da biblioteca da escola.

APRENDER BRINCANDO

Nesta imagem podemos observar uma professora dando aula de reforço nocontraturno, está sendo utilizado um baralho onde a metade (50) deles contem figuras e outra metade (50) contem as palavras que corespondem as figuras. A crianças deve associar a figura a palavra, é uma ótima brincadeira para auxiliar na leitura, segundo a professora. Também utilizou nesta mesma aula um livro “fofinho”, como a própria criança o chamou, para motivar a criança também na leitura. Aprofessora afirmou que também são utilizados jogos variados nas aulas de reforço, na área de matemática.
Vejamos o que diz Almeida sobre o uso de jogos na aprendizagem do aluno:
“Os jogos de expressão, interpretação e interiorização de conteúdos, além de desenvolver a inteligência, enriquecem a linguagem oral, a escrita e a interiorização de conhecimentos, libertando o aluno do imobilismo para umaparticipação ativa, criativa e critica no processo de aprendizagem”. (ALMEIDA, p.119. 2003).

Os alunos adoram as aulas motivacionais, pois quando os pais vem busca-los eles não querem ir e por muitas vezes eles até mesmo choram, para não irem embora, como nos relatou a coordenadora da escola.

(...) Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista emambientes favoráveis a manifestação do que se pensa, do que se sente, do que se é. Assim, o desenvolvimento da capacidade oral dos alunos depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e voz, a diferença e a diversidade...( PCNs, Língua Portuguesa, 1997: p.49)

Nos PCNs, nos é mostrado a importância do alunado se sentir bem no ambito escolar para seudesenvolvimento e seu aprendizado.

A TECNOLÓGIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Esta imagem são alguns dos notbooks que foram comprados para uso dos alunos, os mesmos ficam guardados dentro de um armário localisado dentro da biblioteca, os alunos utilizam tanto nas aulas de informática, quanto a qualquer momento que o professor achar necessário. Durante as aulas de informática são utilizados 1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola ideal
  • A escola ideal
  • A escola ideal
  • escola ideal
  • Escola real e escola ideal
  • Escola ideal x escola real
  • O passado e o futuro
  • resenha do Texto: Escola ideal para alunos não ideais, de Claudio Moura de Castro, publicado na revista Veja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!