a cura

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 24 de julho de 2013

Investimentos em fontes renováveis no Brasil


A energia hidrelétrica é uma das melhores fontes energéticas, mas não deve ser o único recurso de um país, A dependência de uma fonte pode afetaro abastecimento e ainda mexer no bolso do consumidor e no ambiente.
o Brasil teve de acionar no fim de 2012 suas termelétricas para impedir um sério racionamento de energia mesmo tendo o potencialque tem, Em janeiro, a cerca de 60 termelétricas ligadas foram responsáveis, em média, por disponibilizar cerca de 13 mil megawatts de energia de uma demanda mensal de 58 mil megawatts isso quer dizerque metade dessa Energia não veio de fontes limpas.
Como referencia o Estados Unidos, visitou o Brasil para falar de sua experiência de 12 anos à frente da Austin Energy, a nona maior concessionáriapública daquele país e que detém hoje 27% de capacidade instalada de energia limpa. Quando assumiu a empresa, nem 1% da geração vinha de fontes como o vento, o Sol ou a biomassa. 
Dados da segundaedição de O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade, levantamento feito por ONGs que acompanham o setor, o Brasil tem capacidade solar para atender 10% da sua demanda atual de luz capacitandomenos de 5% da área urbanizada do país. Já no caso da eólica, o potencial inexplorado corresponde quase o triplo da capacidade atual.
Em São Paulo, se for considerada apenas a melhor faixa deincidência solar na região Noroeste, o governo poderia abastecer 4,6 milhões de residências por ano, que equivale a 30% de todo o consumo residencial do Estado.
Após os choques do petróleo de 1970, o Brasilpassou a se concentrar no desenvolvimento de fontes alternativas de energia, principalmente o etanol. Suas grandes fazendas decana-de-açucar ajudaram muito nesse processo.
A primeira turbina deenergia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992.  O potencial para este tipo de geração de energia no Brasil poderia chegar a até 145.000 MW, segundo o Relatório de Potencial de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cura
  • cura
  • cura
  • Cura
  • Curas
  • a cura
  • cura
  • A cura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!