A cultura pelo povo

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 18 de julho de 2014
A CULTURA PELO POVO



Resumo

O nome cultura vem do latim colere, que significa cultivar. Em modo geral cultura é tudo aquilo que inclui a arte, a moral, os costumes, o conhecimento, as crenças, a lei e todos os hábitos adquiridos pelo homem emsociedade. A cultura a todo tempo se mostra como um sistema de compartilhamento de valores e crenças, exercendo influência sobre cada membro da sociedade. Este artigo busca analisar o entendimento geral das pessoas sobre como e o que se faz formar a cultura.
Palavras-chave: Brasil; Cultura; Diversidade;

CULTURE BY PEOPLE

Abstract

The name comes from the Latin culture colere, which means tocultivate. In general culture is everything that includes art, morals, customs, knowledge, beliefs, law and all the habits acquired by man in society. The culture at all times shown as a system of values and beliefs shared by exerting influence on every member of society. This paper analyzes the general understanding of people about how and what is done form the culture.

Keywords: Brazil,culture and diversity


Introdução

A cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade. Além disso, os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, embora não sejam os únicosfatores a se considerar. Isso nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades. Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas.
AAntropologia Cultural é o ramo do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos da vida humana em sociedade, no aspecto cultural. Surge como resposta ao antigo dilema que opõe cultura e natureza. Neste ponto de vista, o homem existe em “estado natural”, ou seja, ele é natureza pura. Nos dias atuais,entretanto, os antropólogos,defendem que a cultura é parte fundamental da naturezahumana.Assim,cada indivíduo tem o potencial de dispor vivências,convertê-las em forma simbólica e dispersar os resultados.
O Homem, desde seus primórdios, vivendo em grupos ou sociedades, cultiva distintas culturas, que diferenciam um segmento do outro.
A cultura por ter influências de todas as partes, podemos dividi-la em dois esquemas: a cultura oficial, representada pelo poder político e elites econômicas,cultura de conteúdos e valores que estão organizados de forma sistemática. Seus padrões são transmitidos por escolas e universidades, por livros,assim como pela televisão,jornais, publicidade, revistas, entre outros meios. Esse conhecimento depende diretamente da cultura escrita.
O outro esquema de cultura, vamos chamar de cultura popular, onde reúne um conjunto enorme de manifestações e existeconjuntamente à cultura oficial. Mas,ao contrário desta,se desenvolve de forma caótica e espontânea, sendo construído no dia-dia da vida cotidiana. Esta cultura é diversificada, heterogênea e apresentam variadas caras nas diferentes regiões do país, podendo dizer que sua formação costuma ser expressão de cada cenário onde se desenvolve.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada porvários fatores, o Brasil, por sua vez possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, vieram vários outros povos que continuaram a contribuir para a formação da nossa cultura. Aspectos como a culinária, idioma, danças, religião, sotaque, festas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Culturas e povos
  • A cultura de um povo
  • Fichamento cultura dos povos
  • Mitos africanos, povos e culturas
  • A cultura dos povos nativos na América
  • Indumentária e Cultura dos Povos da África
  • MICELI, Paulo. A Cultura do Povo.
  • Povo, cultura, religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!