Culturas e povos

Páginas: 12 (2869 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
Cultura é o conjunto de hábitos, regras, língua, religião, tradições e técnicas de um povo. Um povo é diferente do outro porque tem cultura diferente. A cultura é formada das coisas que aprendemos. E aprendemos em contato com as pessoas que já sabem, que já aprenderam antes de nós. Existem duas maneiras de receber cultura:

Desde que nascemos, aprendemos pela simples convivência com outraspessoas. Assim, aprendemos a língua com nossos pais e com as pessoas que convivem conosco; aprendemos as brincadeiras com os irmãos e amigos; aprendemos a gostar de uma roupa e não de outra; cantar; etc. A essas coisas dá-se o nome de Cultura Espontânea. Cultura Espontânea é aquela que se aprende olhando, imitando e vivendo com os outros.

Existem outras coisas que aprendemos na escola, lendolivros, ouvindo o padre ou o pastor na igreja, ouvindo rádio, vendo televisão. Tudo aquilo que é aprendido na escola ou através de outros grupos organizados, como a igreja, a televisão, o rádio, e o jornal, forma a cultura erudita.

Todas as pessoas têm cultura espontânea. Algumas têm mais e outras têm menos cultura erudita. Tanto a cultura espontânea quanto a cultura erudita se modificam, evoluem.Por exemplo, hoje as roupas são diferentes das do século passado. Os meios transporte, os divertimentos, os costumes, etc., também são diferentes.

:: INDÍGENAS

Os índios brasileiros pertencem a vários grupos diferentes, com costumes diferentes. A língua, as crenças, as técnicas de trabalho, a organização familiar e social mudam de um grupo para outro. Geralmente os índios são agrupados deacordo com sua língua. As línguas indígenas são reunidas em grupos, de acordo com suas semelhanças. No Brasil são conhecidos três grupos (troncos) principais: o Tupi (26 línguas); o Macro-Jê (16 línguas); o Aruaque (13 línguas). Existem ainda muitas línguas (Caribe, Pano, Nambiquara, Tucano, Ianomâmi, etc.) que não foram classificadas em grupos.

Apesar das grandes diferenças existentes entre osvários grupos indígenas, há certas coisas que são comuns a quase todos eles. Assim, podemos dizer que os índios se organizam em tribos. Uma tribo é um grupo de pessoas que fazem suas aldeias numa mesma área, falam a mesma língua, têm os mesmos costumes e um forte sentimento de união entre elas.

As aldeias são diferentes de uma tribo para outra: aldeias em forma de ferradura, forma circular,outras, constroem uma única habitação coletiva

Como os índios conseguem seu alimento? A maioria deles vive da coleta de frutos da floresta (cacau, maracujá, jabuticaba, araçá, etc.), da agricultura (mandioca, milho, batata-doce, abóbora, amendoim, etc.), da caça (anta, tatu, veado, paca, etc.) e da pesca (traíra, pacu, piava, etc.).

Geralmente as roças pertencem a toda tribo e os alimentoscolhidos são distribuídos entre todos. Mas cada índio costuma ter seus próprios instrumentos de trabalho, como o arco e as flechas.

Cada tribo tem seu jeito de distribuir as tarefas entre seus membros. As mulheres geralmente fazem as seguintes tarefas: o trabalho agrícola, desde o plantio até a colheita; a coleta dos frutos da floresta; a fabricação de farinha; a comida e os demais serviçosdomésticos; o cuidado das crianças. Os homens fazem o trabalho mais pesado: a derrubada do mato e a preparação da terra; a caça e a pesca; a fabricação de canoas; a construção das casas. Além disso, são tarefas masculinas as expedições guerreiras; a proteção das mulheres, crianças e velhos.

Os casamentos variam muito de uma tribo para outra. Geralmente são realizados entre os membros da mesma tribo.Algumas tribos permitem apenas a monogamia, isto é, o casamento de um homem com uma só mulher e de uma mulher com apenas um homem. Já em outras, a poligamia – um homem casado com várias mulheres ou uma mulher casada com vários homens – também é permitida.

Os índios respeitam muito uns aos outros e são muito carinhosos, principalmente com as crianças.

Os indígenas gostam muito de arte. Tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura de um povo
  • Fichamento cultura dos povos
  • Mitos africanos, povos e culturas
  • A cultura dos povos nativos na América
  • Indumentária e Cultura dos Povos da África
  • MICELI, Paulo. A Cultura do Povo.
  • Povo, cultura, religião
  • Cultura do povo Asteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!