A cultura de um povo

Páginas: 8 (1863 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014



A cultura de um povo, suas crenças e festas populares.
Uma das histórias que são mais contadas, passando de geração a geração, sem nunca ter sido comprovado, porém conhecida, são as LENDAS.
O Saci-Pererê
Quem nunca ouviu falar do Saci-Pererê? É o famoso negrinho de uma perna só, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo. Ele aparece sempre ao anoitecer e adora fazer umabrincadeira. Assusta os animais, esconde coisas e adora andar a cavalo, trançar sua crina e sair disparado. Quando tem pressa, sair disparado rodopiando sua perna e fazendo fumaça. O saci pererê é a lenda mais famosa do nosso folclore, e tem aqueles que juram que já viram um.
Mula-Sem-Cabeça
O barulho de seus cascos deixa qualquer um de cabelo em pé. Ela não tem cabeça, consegue relinchar e saifogo pelo pescoço. Aparece as sextas-feiras à noite, e para que ela não te pegue é preciso esconder as unhas e fechar os olhos.
Iara, a Mãe D'Água
Dizem que seu canto atrai os homens até as águas. É uma linda mulher metade peixe. Ela protege as águas doces e os índios também a chamam de mãe d’água. Aparece sempre no fim das tardes sentada a beira dos lagos para cantar e ver seu reflexo na água,muito vaidosa enfeitiça o homem que tenta se aproximar dela, matando-o afogado.
O Curupira
Seu visual é radical, é baixinho tem olhos e cabelos vermelhos, é verde e seus pés são virados para trás. Considerado o protetor dos animais e das plantas, assusta todos que se aproximam para destruir a floresta. Os índios deixam presentes pela trilhas, como flechas e flores para que possam caçar para matarsua fome e o curupira não castigá-los.
O Boitatá
Dizem ser uma gigantesca cobra de fogo que aparece para perseguir todo aquele que coloca fogo nos campos, na floresta e nas matas. Sua aparência é assustadora e muitos juram já ter sido perseguido.
O Boto
O boto é uma espécie de golfinho que vive no rio Amazonas, contam que ele se transforma num lindo rapaz que se senta à beira do rio paraatrair as moças, elas se apaixonam e sofrem porque ele nunca mais volta depois que as namoram. É um galanteador incorrigível, sua meta é sempre seduzir novas moças que se aproxima do rio.
Negrinho Pastoreiro
Lenda famosa no interior do Rio Grande do Sul. Contam ser um fantasma que cavalga pelos campos e sempre que alguém precisa de ajuda para encontrar coisas perdidas, ele aparece pronto a ajudar,depois desaparece num piscar de olhos.
Alamoa
É o vulto branco de uma mulher linda, nua, loura, que aparece a dançar na praia, iluminada pelos relâmpagos de uma tempestade que se aproxima.
Reside em um dos picos da ilha, para onde leva os homens que se aproxima por ela. Lá, transforma-se em caveira. (Mito da ilha de Fernando de Noronha)
Alma do Padre Aranha
Assombração de rancho eencruzilhada, que surrava tropeiros vadios. Se deixavam uma correia largada no chão, esta começava a dobrar e dava-lhes uma surra. (Corrente em São Paulo).

Ana Jensen
Mulher que judiava de escravos. Agora, aparece nas ruas de São Luís, no Maranhão, em carruagem tomada pelo fogo e puxada por cavalos sem cabeça.
Angoera
Índio guarani, homenzarrão atlético, sisudo e calado. Batizado, tornou-se folgazão,alegre, doido por danças. Vive a brincar dentro das casas, sem ser visto. Até sapateia o fandango.
Anhangá
Veado com olhos de fogo, que além de enganar os caçadores, desviando o tiro de suas armas rumo às pessoas queridas, traz febre e loucura para quem o vê. (Mito geral no Brasil).
Arranca-Línguas
É um macaco-homem, enorme. Atordoa e mata os animais a murros. Alimenta-se das línguas de bois evacas. (Mito de Goiás)
Barba-Ruiva
Homem encantado. Tem cabelos e barba avermelhados, ruivos. Costuma aquecer-se ao sol, deitado na areia da lagoa. Quando sai da água, apresenta barba, unhas e peito cobertos de lodo e lama. Gosta de pegar mulheres para abraçar e beijar. Não faz mal a ninguém. Vive na lagoa de Paranaguá, no Piauí.
Bicho-Homem
Grande, atlético, feroz, com um olho só e apenas um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Culturas e povos
  • Fichamento cultura dos povos
  • Mitos africanos, povos e culturas
  • A cultura dos povos nativos na América
  • Indumentária e Cultura dos Povos da África
  • MICELI, Paulo. A Cultura do Povo.
  • Povo, cultura, religião
  • Cultura do povo Asteca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!