A bolha especulativa do ouro

Páginas: 17 (4114 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos


Bolha Especulativa do ouro



Docente: Carlos Pedro Gonçalves

Discentes:
Henrique Gomes nº212707
Maria Odete Cabral nº 211797
Sara Carvalho nº212730

Finanças da Empresa


Lisboa
2012

Conteúdo

















Introdução

Devido à escassez e elevada procura de investimentos, o ourotornou-se um dos investimentos mas apetecíveis pelos analistas, investidores e administradores de carteiras.
Apesar dos riscos associados, a experiência económica de transação envolve a compra de um bem ou serviço em troca de um montante monetário.
O mercado financeiro com os contratos de derivados alterou a definição tradicional de transação, pois não são os bens a prioridade transacionada mas simdireitos presentes sobre transações futuras, com vantagens contratuais ora para o cliente, ora para o vendedor, onde a especulação é o trunfo de ambas as partes, pois os intervenientes “jogam” com a possibilidade de poder vender por um preço superior no futuro.
o lucro irá depender do comportamento do preço do ativo na maturidade do contrato.
O objetivo de obter ganhos avultados incita osinvestidores a aplicar nos investimentos de maior risco de modo a combater a crise que se esta a alastrar a uma escala Mundial.
o perfil do investidor pode ser agressivo, moderado e até mesmo conservador, ao aplicar qualquer quantia esta a especular, justamente por ter a intenção de obter lucro na operação, por menor que ele seja.
Toda esta atividade especulativa tem consequências na economiaPalavra-Chave: Mercado Financeiro, Especulação, Ouro, Contratos Financeiros, Crise, Bolha Especulativa





História do Ouro

O ouro foi provavelmente o primeiro metal a ser descoberto pelo homem.
A sua procura esteve na origem do aparecimento, desenvolvimento e conquista das primeiras civilizações conhecidas, como os Aztecas, Maias e Egípcias.
Desde a Pré-História cerca de 163 miltoneladas do metal dourado já foram descobertas. Não se sabe ao certo como a mineração de ouro começou, mas os primeiros indícios são do fim da Pré-História, por volta de 5000 a.C., de acordo com dados de
O ouro é uma matéria-prima, que trabalhada serve para produzir os mais diversos produtos nos mais variados sectores, na joalharia, na medicina, nanotecnologia, na exploração espacial, etc., mas oouro teve também desde sempre uma outra função na economia devido à sua escassez e elevada procura serviu, desde os tempos antigos como moeda de troca por produtos e serviços, por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal elegeu – se como principal padrão de valor.
Mensuração ouro face á moeda
Padrão-OuroExistiu um período na economia ao qual se chamou Padrão Ouro e que estava compreendido entre 1880 e 1914 no qual o ouro tinha o papel regulador na economia e toda a moeda existente dependia da quantidade de ouro nos bancos centrais. Este Sistema monetário definia qual o valor da moeda em termos de uma quantidade determinada e um preço fixo para o ouro, praticado internacionalmente, entre a segundametade do século XIX e o início da I Guerra Mundial. Neste período, mais de 13 mil toneladas de moedas de ouro representavam dinheiro em circulação ou em depósito nos principais países. Esta estrutura desabou por ocasião da I Guerra Mundial, quando os países em conflito desvincularam as suas moedas do ouro, e emitiram dinheiro sem lastro metálico para pagar soldados, equipamento e outros custos daguerra. Isso deu-se em função da queda brusca das reservas internacionais inglesas, quando mais de 200 milhões de libras-ouro foram sacadas por investidores estrangeiros, deixando o Tesouro com reservas de apenas 130 milhões de libras.
Padrão Ouro-Dólar
No final da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente na Conferência de Bretton Woods , ocorrida a julho de 1944, surgiu uma nova definição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BOLHA
  • bolha
  • Bolhas
  • bolha
  • BOLHA
  • Gramática Especulativa
  • bolha imbiliaria
  • Ouro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!