Resenha centìfica

1063 palavras 5 páginas
RESENHA CRÍTICA

1. Referência
FERGUSON, Niall. A ascensão do dinheiro: a históriafinanceira do mundo. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2009.
2. Dados sobre o autor
Niall Ferguson nasceu em Glasgow na Escócia em 1964. Historiador contra factual, estudou na Magdalen College e em Oxford. É especialista em história financeira e econômica, imperialismo e colonialismo. Leciona na Harvard University, Oxford University e na Stanford University. Escreve regularmente para revistas e jornais de todo o mundo. A Ascensão do Dinheiro e outros livros de Ferguson tornaram-se documentários na televisão britânica.
3. Dados sobre a obra

"Atrás de cada grande fenômeno histórico encontra-se um segredo financeiro" (Ferguson, 2009).

Essa passagem do livro “A ascensão do dinheiro” demonstra como Ferguson descreve os fatos históricos explicados por ações financeiras. O livro tem início com o surgimento do dinheiro na Mesopotâmia, mostrando a criação das primeiras instituições bancárias com os Medici na Itália e o financiamento dado por eles para o nascimento do Movimento Renascentista. Explica também como surgiram os seguros e as teorias matemáticas nas quais eles estão embasados.
Após demonstrar os tipos de capitais, Ferguson explica o surgimento do comércio de capitais com a criação da primeira bolsa de valores na Holanda. De acordo com o autor a criação da bolsa pôde financiar as navegações e as guerras das quais os flamengos participaram.
Explicado o surgimento das bolsas de valores e como essas financiavam os projetos econômicos dos Estados, o autor viaja até os anos pré-Revolução Francesa e explica a criação da primeira bolha especulativa, engendrada por John Law na França, e sua influência indireta nos fatos que geraram a Revolução.
Ferguson fala de como a criação de crédito é importante para o desenvolvimento econômico, defendendo as políticas econômicas de Pinochet influenciado pelos “meninos de Chicago” e como as propriedades são utilizadas como garantia

Relacionados

  • A crise do conhecimento científico
    1929 palavras | 8 páginas
  • Computação forense
    4017 palavras | 17 páginas