Desigualdade

Páginas: 3 (735 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O mito de que vivemos em uma democracia plena se desfaz sempre que é realizada uma pesquisa a respeito da situação de algum grupo social subalterno. O caso do grupo formado por travestis, lésbicas,gays, transexuais, transgêneros e bissexuais (LGBTs) não é diferente. Pelo contrário. A concepção dominante de que a heterossexualidade é uma característica natural – e não socialmente construída –sustenta a desigualdade político-cultural existente entre os heterossexuais e os não-conformados sexualmente.

Isso se reflete, concretamente, nas diversas formas dediscriminação e preconceito às LGBTs nas diferentes esferas de convívio social (família, trabalho, escola etc.). As formas mais truculentas de opressão resultam, muitas vezes, em morte e assassinatos, numquesito em que o Brasil é um recordista. Pesquisa feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) revelou que, em 2011, um homossexual foi brutalmente assassinado a cada 33 horas no país, resultando ao todo em266 homicídios. Já no primeiro semestre de 2012, foram 165 assassinatos, uma morte a cada 26 horas.

Tais dados atribuíram ao Brasil o título de país mais homofóbico do mundo. Aqui cabem duasconsiderações. Primeiro, o título se sustenta apenas quando comparamos as nossas estatísticas com as de outros países que também fazem esse levantamento, uma vez que muitos países sequer reconhecemformalmente a homossexualidade e a travestilidade. Em segundo lugar, os dados levantados pelo GGB são retirados sobretudo de notícias de jornais e dados policiais, o que não abrange os assassinatos quenão são divulgados pela mídia nem denunciados aos órgãos policiais e jurídicos. Os números, nesse sentido, podem ser muito maiores.

De todo modo, é importante apontar que, durante os últimosanos, se multiplicou o número de pesquisas sobre as LGBTs e a homofobia no Brasil. Importantes iniciativas promovidas por fundações e centros de pesquisa, programas de pós-graduação, governo e ONGs....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade
  • a desigualdade
  • desigualdade
  • Desigualdade
  • Desigualdade
  • desigualdade
  • Desigualdade
  • desigualdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!