A arte no renascimento

Páginas: 17 (4142 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 A ARTE NO RENASCIMENTO

Idade Média
A idade média foi o período que se estendeu por aproximadamente 1000 anos tendo seu inicio em 476. Com o aumento dos impostos, enfraquecimento do comércio, crescimento dos nobres entre as classes políticas o império romano foi atingido por uma crise econômica levando ao seu fim. Com a queda do império romano, entre oséculo V e XV em meio a esta desorganização apenas a igreja católica se mantinha como organização com força espiritual e política, inicia-se então o período medieval com a igreja no controle.
Com sua forte influência religiosa e política a igreja passou a ter um importante papel em decisões em diversos setores do período. Varias características da administração dos romanos foram preservadas eagregadas, a começar pela administração do território, a igreja rapidamente espalhou suas dioceses, províncias e vigários em meio à população nomeando administradores locais, a fé naquele período falava mais alto do que qualquer riqueza.
A igreja católica usou sua cristandade para unir povos na Europa pós-império romano e para unificação diante fragmentos políticos da sociedade feudal.
A políticatransformou-se no sistema feudal que se perdurou por todo período medieval.
O sistema feudal era onde muitas pessoas se uniam a um senhor feudal que por sua vez também se unia a um soberano, todos em busca de um interesse comum. Com a crise econômica, as pessoas já não se importaram mais com a cidade, muitos senhores abandonaram as cidades para se abrigarem nos campos, essas propriedades eramconhecidas como vila assim se deu inicio aos feudos.
Renascimento
Renascimento (ou Renascença) ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. Transformação nas formas de sentir, pensar e agir em relação aos padrões de pensamento e comportamento vigentes na Idade Média.
O Renascimento exprime sobre tudo os novos valores e ideais daburguesia, classe ascendente na transição para o capitalismo. Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, interpretado comumente como sinônimo de antropocentrismo ou valorização do ser humano.
Os fatores do renascimento são o Renascimento Comercial e Urbano da Baixa Idade Média, que alterou os valores da época feudal e favoreceu um maior intercâmbio intelectual. O Mecenato, isto é, aproteção aos escritores e artistas, que muito estimulou o movimento renascentista. Os primeiros mecenas pertenciam à burguesia, mas houve também papas, reis e príncipes que praticaram o mecenato. A burguesia fazia-o como forma de investimento financeiro ou para adquirir status; os governantes, porém, tornavam-se mecenas com o objetivo de aumentar seu prestígio e, consequentemente, legitimar onovo poder que estavam implantando: o absolutismo.
A influência das civilizações bizantina e sarracena (árabe), que contribuíram para intensificar na Europa Ocidental o interesse pela cultura clássica.
A invenção da imprensa, que permitiu uma maior divulgação das novas ideias. A própria transição do feudalismo para o capitalismo, da qual decorrem o Renascimento e as mudanças culturais. Há umaestreita relação entre Renascimento Cultural e prosperidade econômica. Portanto, o berço do movimento renascentista somente poderia ser a Itália, onde se localizavam os principais centros mercantis e financeiros da Baixa Idade Média, consequentemente, lá haveria melhores condições para o mecenato. Quando, porém, a Expansão Marítima deslocou o eixo econômico europeu para o Atlântico, o RenascimentoItaliano entrou em decadência, ao mesmo tempo em que florescia em Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda. Além do maior desenvolvimento econômico, outros fatores contribuíram para que a Renascença se iniciasse na Itália devido o interesse dos príncipes italianos em legitimar seu poder político, geralmente obtido através de usurpação, a maior tradição clássica, representada pelos monumentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte e renascimento
  • Arte do renascimento
  • arte do renascimento
  • A arte do renascimento
  • Artes Renascimento
  • A Arte do Renascimento
  • Artes- Renascimento
  • O renascimento na arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!