Resumo Heresiologia

Páginas: 25 (6182 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014





Por: Eder Luiz




RESUMO DO LIVRO
AS GRANDES RELIGIÕES
Burkhard Scherer


Trabalho apresentado à disciplina de heresiologia do curso livre








RIO DE JANEIROMAIO DE 2013


Scherer Burkhard (organizador da obra) de religião budista sentiu a necessidade de uma pesquisa junto a representantes das grandes cinco religiões atuais, oferecendo informações comparadas e concisas.
Em harmonia com os autores deste livro, buscou uma visão crítica e interna ao mesmo tempo em que houve um espírito de colaboração.
O setor de do judaísmo foi assumidopor Günther Ginzel, que se dedica ao diálogo judeu-cristão. A pastora Ines Ficher aborda o cristianismo, teóloga feminista que busca intermediar o tríplice diálogo judeu-cristão-islamismo. Imama Halima Karusen, de Hamburgo comenta o islamismo. Sendo religiosa muçulmana ela se dedica há anos ao diálogo islâmico-cristão e islâmico-judeu. Apenas o hinduísmo não é apresentado por um próprio. Um mestrede uma corrente única encontraria dificuldades para informar sobre o fenômeno do hinduísmo como um todo. Por esta razão Burkhard Sherer como budista praticante, assumiu também este setor budismo e hinduísmo.
A presente obra é dedicada à memória do Rabino Andreas Jonathan Hinz (21 de Março de 1965 a 3 de Julho de 2002), pois foi de conversas movidas por uma profunda amizade entre o rabino AndreasJonathan e o organizador da obra Burkhard Scherer, que surgiu a Idea deste livro.
Neste resumo estaremos abordando o aspecto doutrinário da obra que entende-ser por:

Doutrinas básicas
Meta de salvação
Deus
O homem
O sagrado
O mundo
Anjos e demônios
Deusa – mulher santa
Revelação
Verdade
Predestinação
Alma
Espírito
Morte
Renascimento
O além
Fim do mundo
Sofrimento
Justiça –graça

Libertação
Filosofia
Doutrinas secretas
Lendas
Mística
Interpretação da escritura


























Doutrinas básicas

Judaísmo - Acredita-se que o mundo repousa sobre três colunas: a Torá (= os cinco livros de Moisés), o culto divino e as obras de caridade, Assim se diz nos “Ditos dos Patriarcas” (1,2).
Cristianismo - Está fundamentado na fé deque na vida e na morte do homem Jesus o próprio Deus se manifesta. Na força de Deus Jesus superou a morte na cruz através da ressurreição trazendo salvação e reconciliação e vida eterna a todos os homens.
Islamismo – Os princípios fundamentais são a unidade de Deus, que se reflete na unidade da criação, a fé e todos os profetas e enviados (inclusive os profetas bíblicos e mestres inspirados forada tradição abraâmica), com Maomé como seu último enviado, e a fé no julgamento de Deus no final dos tempos, quando a justiça será restaurada na criação.
Hinduísmo – A reencarnação é um pensamento compartilhado por todas as escolas hinduístas. Mas reencarnar-se significa permanecer no mundo de sofrimento, no Samsara. Tendo a intervenção do Deus supremo ( Shiva ou Vishnu), ou como a forçafeminina de Deus (Shakt), o homem rompe com o ciclo do sofrimento.
Budismo – Segundo Buda o budismo é uma via média – um caminho entre o luxo excessivo e a ascese excessiva. Em seguida proclamou as quatro grandes verdades: A vida é sofrimento (duhkha): tudo é passageiro, só a iluminação é a alegria que não passa. O sofrimento possui uma causa, a saber, o desejo, ou a “sede”: a ilusão do eu cria afeto eaversão. O sofrimento pode ser destruído, a Senda octupla é o caminho para a destruição do sofrimento. Segundo Buda a iluminação já se encontra dentro todo homem, quer ele saiba ou não.













Meta de salvação

Judaísmo - No livro do Gênesis Deus revela seus propósitos de que através da nação de Israel a salvação alcance toda a humanidade através da pratica da justiça e do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Heresiologia
  • Heresiologia
  • Heresiologia
  • Heresiologia
  • Apostila 35 Heresiologia
  • RESUMO DO RESUMO
  • Resumo
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!