vygotski

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
1 Heráclito (540 – 470 a.C). Ele pertenceu à nobreza pois sua família era descendente do fundador da cidade.

2 Era contemporâneo de Parmênides. É conhecido pelos seus escritos não muito claros.
3 Avesso à vida, triste e arrogante, era chamado de ‘Obscuro’. Radicalizou sua filosofia de vida e passou a viver isolado.
4 Ele observava  o constante devir das coisas, o mundo está em umperpétuo fluxo.
5 Heráclito estava preocupado em tentar compreender o logos, isto é, a razão universal invisível que ordena todas as coisas.
 6 Tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança.
7 Segundo Hegel, é a Heráclito que devemos o nascimento da filosofia, ele encontra "ideia filosófica em sua forma especulativa".
8 ParaHeráclito, a dialética pode ser exterior – um raciocínio de dentro para fora - e imanente do objeto – quando se foca na observação atenta do ser.
9 Dialeto era na Grécia antiga a arte de dialogar, que passou a demonstrar por meio de uma argumentação capaz de definir os conceitos envolvidos na discussão.
10 Heráclito foi o pensador dialético mais radical da Grécia antiga. Nos fragmentos deixadospor ele, pode-se ler que tudo existe em constante mudança.
11 Os gregos acharam essa concepção de Heráclito muito abstrata, muito unilateral. Para Heráclito não existia qualquer estabilidade no ser.
12 o sonhar falando psicologicamente pertence somente a cada ser, sendo indiferente o fato de que estejamos dormindo ou despertos.
13 Para Heráclito os sonhos eram voltados para um mundototalmente seu, e quando estamos acordados vivemos em um mundo em comum.
14 O mundo cosmo, em Heráclito, o elemento determinante dessa união ou dessa dispersão é o logos.
15 Para Heráclito, a vigília é o despertar do pensamento individual e da apreciação subjetiva; do ponto de vista positivo, é a vida.
16  Para Heráclito o princípio das coisas é o fogo. O fogo transforma-se em água, quando setransforma no vapor.
17 Concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, em permanente transformação. Para ele, a vida era um fluxo constante.
18 Afirmava que “a luta é a mãe, rainha e princípio de todas as coisas”. É pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui.
19  As transformações, segundo o filósofo, são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação.
20 Elequeria transmitir a ideia de que tudo que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte.
21 os opostos fazem parte de um único todo onde tudo está em um fluxo constante mantendo uma unidade absoluta através do “logos”.
22 Heráclito costumava afirmar que havia uma lei natural ordenadora para todo o universo, ora ele denominava essa lei como Deus.
23 Ele dizia: “Este mundo, o mesmopara todos, nenhum dos deuses e nem dos homens o fez, é e será fogo sempre vivo, que se acende e com medida se apaga"
24  Tudo o que se realiza é limitado e forma um só universo. E ele é gerado alternativamente do fogo.
25 Dentre os opostos, um deles se chama guerra e discórdia e o outro, a tendência à destruição pelo fogo, se chama concórdia e paz.
26 A transformação é um caminho para cima epara baixo, e isto determina o nascimento do mundo.
27  Por causa da constatação da universal transformação de tudo induziu que fosse o fogo o elemento principal.
28 Afirmando enfaticamente que tudo flui e nada permanece. Qualquer fosse o componente básico, a partir dele derivariam todas as coisas.
29 Heráclito ainda se preocupa com uma certa ordem racional, portanto de uma lei, e quedenominava logos (inteligência ou razão). 
30 Heráclito entendendo a lei na forma de destino, lhe deformam o pensamento, ou emprestam a estas palavras um sentido de lei racional.
31 Entre o logos e o fogo; também não há esta distinção entre o corpo e alma.
33 Mas como o logos é espiritual, o monismo materialista de Heráclito é um materialismo espiritual, isto é uma substância material com funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vygotski
  • Vygotski
  • Trabalho vygotski
  • A TEORIA DE VYGOTSKI
  • Skinner Piaget Vygotski e Wallon
  • A Teoria Proposta Por Vygotski
  • desenvolvimento e aprendizagem segundo VYGOTSKI
  • Piaget X Vygotski

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!