Adubaçãp

1304 palavras 6 páginas
Controle de Insetos,Pragas e Doenças em uma Horta Orgânica

O uso de plantas companheiras, são plantas que quando plantadas em linhas alternadas às culturas principais repelem uma série de pragas. São conhecidos os efeitos repelentes das seguintes plantas: alho, hortelã, tomilho, alecrim etc.
Prover condições favoráveis à manutenção dos inimigos naturais, consiste em manter plantas que servem de abrigo e reprodução dos insetos que se alimentam das pragas, tais como o nabo forrageiro, o mentrasto etc.
Medidas curativas como coleta manual e destruição dos insetos-praga ou eliminação das partes atacadas pelas doenças.
O descarte de plantas doentes e de restos de culturas é recomendável para a redução do potencial de patógenos das doenças e para o controle dos insetos nocivos no início da sua infestação. O produtor deve visitar, no mínimo a cada dois dias, a sua área com os canteiros, para tentar visualizar insetos nocivos ou a presença de doenças. Deve, no entanto, tomar cuidado para não ficar levando pragas ou doenças de um lugar para outro. Se achou algum problema, deve fazer a desinfecção de roupas e sapatos.
Escavação de insetos sociais (principalmente a formiga): segue-se, cavando com enxadão pelo "olheiro" até chegar ao ninho, de onde se retira a rainha, a cria e o fungo, deixando-se os adultos a definhar sem alimento. Esse método é 100% eficiente, se for feito um repasse.
Catação manual: aplicável sempre que o foco de ataque estiver no início, principalmente em áreas pequenas. Exemplos: cochonilhas, besouros etc.
Uso de armadilhas também é eficiente, as armadilhas podem ser coloridas, atrativas, adesivas, feromônios, luminosas etc. O seu emprego consiste no monitoramento, determinação de infestação ou auxiliar no combate aos insetos-praga.
A armadilha luminosa é especialmente eficiente para insetos noturnos como a mariposa.
Trata-se de uma lâmpada de mercúrio (colocada na vertical) ou mesmo uma lâmpada comum, colocada na altura de 1,50 metro

Relacionados