Vitamina A

Páginas: 7 (1702 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
1 – Com relação às diferentes formas de vitamina A, apresente uma discussão sobre suas fontes alimentares, biodisponibilidade e atividade biológica, explicando como é feita a recomendação dietética da vitamina.
A vitamina A faz parte de uma família de compostos alimentares lipossolúveis, e é encontrada em diferentes formas na natureza de acordo com a fonte alimentar, na qual pode ser de origemanimal nas formas de previtaminas A, ou vegetal que estão na forma de provitaminas A.
Os retinóides são compostos de vitamina A pré-formada de origem animal, que tem o retinol como “composto pai”, pois é através de reações de oxidação e de isomerização partindo dele que pode se obter metabólitos como, o retinal ou retinaldeído, o ácido retinóico e também, o 11-cis-retinal e o 9-cis-ácidoretinóico.
O retinal por ser muito reativo, forma base de Schiff. Assim seu isômero 11-cis-retinal atua diretamente no mecanismo da visão nos bastonetes, que são células especializadas na percepção de movimentos com pouca incidência de luz, sendo o fotorreceptor. De maneira geral, 11-cis-retinal se liga a opsina por uma base de Schiff e forma rodopsina. Quando a rodopsina absorve luz, promove umafotoisomerização e o 11-cis-retinal, volta a ser retinal, e é liberado da proteína. Para que a visão continue, o 11-cis-retinal precisa ser regenerado.
Na expressão gênica, o ácido retinóico é o principal ligante do receptor RAR, que pode formar heterodímero com o receptor RXR, o qual o 9-cis-ácido retinóico parece ser principal ligante. Dessa forma, agindo na transcrição de genes, consequentemente nasíntese de proteínas, atuam na diferenciação celular, como por exemplo, nas células das córneas e dos tecidos conjuntivais.

Nos vegetais a vitamina A é encontrada na forma de três carotenoides, são eles: O α-caroteno, o β-caroteno e a β-criptoxantina. Estes compostos possuem estruturas muito semelhantes ao retinol e quando são clivadas exercem atividade biológica de vitamina A, por esse motivoesses são chamados de provitamina A.
Atualmente, são conhecidos mais de 600 carotenoides, e entre estes apenas os 3 já mencionados podem ser convertidos em retinal e posteriormente em retinol. O β-caroteno, devido clivagem ser preferencialmente no centro do composto (C=C 15,15’), possui o dobro de atividade provitamina A dentre os carotenoides. Apesar disso, as provitaminas A tem menor potencial devitamina A do que as previtaminas A, visto que a clivagem nem sempre é central. Os demais exercem função antioxidante ao invés de atividade provitamínica, por isso, são chamados de não-provitamina A.
A biodisponibilidade dos carotenoides provitaminicos A, depende do tipo de alimento e das condições clínicas do individuo que consome visto que, a má absorção de lipídeos, baixa acidez gástrica efluxo biliar inadequado prejudicam a biodisponibilidade. Além disso, as fibras alimentares, principalmente a pectina, gordura alimentar inadequada e substituto de gorduras não digeríveis, e até mesmo a interação com outros carotenoides não-provitamina A, interferem na disponibilidade biológica desses compostos, comprometendo também a atividade biológica.
A vitamina A é encontrada em valoresrelativamente alto nas fontes de origem animal, como fígado e óleos de fígado de peixe, ovo, leite integral e derivados. Nas fontes de origem vegetal a cenoura e a manga contém altos valores de carotenoides, que pode ser encontrado em qualquer vegetal de cor verde e amarelada.
A recomendação dietética para a vitamina A, foi primeiramente estabelecida pela unidade internacional (UI), a qual não levava emconsideração a má absorção dos carotenoides pelo organismo humano. Nessa unidade 1 UI = 0,30µg de retinol ou 0,6µg de betacaroteno. A UI foi substituída pelo sistema de retinol equivalente (RE), que considera um valor inferior de absorção de carotenoides por conta da biodisponibilidade. Assim se estabeleceu que o valor de 1 RE equivale a 1µg de retinol, 6µg de β-caroteno, ou 12µg outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • vitaminas
  • vitaminas
  • VITAMINA A
  • vitaminas
  • vitaminas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!