apaputaqpario

3280 palavras 14 páginas
CLASSIFICAÇÃO DOS VOCÁBULOS

A gramática lista dez classes: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. A divisão dos vocábulos por classes é preocupação da morfologia: segundo características dos vocábulos, eles se agrupam sob rótulos, tendo em vista certos critérios – o morfológico, o semântico e o sintático. O uso desses critérios para agrupar os vocábulos não é satisfatório: ora se considera o critério formal, ora o semântico, ora o sintático. Isso, às vezes, gera incoerências. Talvez fosse mais adequado considerar um só critério, mas nem sempre isso é possível.

1. Critério morfológico (considera a forma) Segundo esse critério, temos vocábulos variáveis e outros invariáveis. Variáveis: substantivo, pronome, adjetivo, artigo, numeral e verbo. Invariáveis: advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Isoladamente, tal critério distingue o verbo das demais classes variáveis (já que ele se flexiona em pessoa e número, tempo e modo). Entretanto, não distingue as demais classes.

2. Critério semântico (considera o sentido) Se tomarmos apenas esse critério, verificaremos que ele não descreve claramente as classes. Veja:

O analfabeto político
Bertold Brecht O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio das empresas multinacionais.

Segundo a gramática, o adjetivo é “a espécie de palavra que serve para caracterizar os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo” (Celso Cunha e Lidley).
Em

Relacionados