Viroses Humanas: Hidrofobia e Tuberculose

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1 Hidrofobia: O vírus da raiva

A hidrofobia, também chamada de raiva, é uma doença infecciosa que pode afetar todos os mamíferos. Ela é causada pelo vírus rábico que pertence à ordem Mononegavirales, da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, que se instala nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central (cérebro, medula e cerebelo) e dali se encaminha para as glândulassalivares, de onde se propaga.
A raiva é uma zoonose, é a doença infecciosa mais grave que se conhece. A cada ano morrem no mundo cerca de 70.000 pessoas afetadas por tal patologia.
Em praticamente todos os casos, a raiva é uma doença fatal, tanto em homens quanto em animais, sendo raríssimos os relatos de cura. Até hoje se sabe apenas de dois casos de cura em humanos: um nos Estados Unidos, outro noBrasil, em Pernambuco.
Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual, compulsória e imediata aos níveis municipal, estadual e federal.

1.1 Sintomas:

O período de incubação que é o tempo que se encontra entre a mordida e o aparecimento dos sintomas pode variar de alguns poucos dias até anos, mas geralmente dura de 1 a 3 meses no homem e de 10 dias a 2 meses no cão.
Quanto maislonge do cérebro forem as mordidas, como nas pernas, por exemplo, mais os sintomas vão demorar a aparecer, porque eles veem da encefalite (inflamação do encéfalo) resultante da instalação e multiplicação do vírus no sistema nervoso central, depois que ele tenha migrado através dos nervos periféricos.
Em geral, são: confusão mental; desorientação; agressividade; alucinações; convulsões;dificuldade deglutição; paralisia motora; espasmos; salivação excessiva.

1.2 Agentes causadores:

Esta doença pode ser transmitida de um animal infectado para outro ou para o homem, através do contato com a saliva por mordedura, arranhões, lambida em feridas abertas ou mucosas.
Nos ambientes urbanos, a raiva humana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Não existem relatos de casosde raiva humana transmitidos por pequenos roedores, como esquilos, ratos, coelhos, porquinhos-da-índia e hamsters. Mamíferos não carnívoros, como porcos, vacas, cabras, etc., raramente estão associados a casos de raiva.
Os morcegos constituem um caso especial de transmissão, porque eles geralmente estão contaminados. Assim, diante da possibilidade ou certeza de ter sido mordida, ou da saliva do mesmoter dito contato com os olhos, nariz, boca ou ferimento, a área afetada deve ser lavada cuidadosamente e procurar imediatamente por ajuda médica. Sempre que possível o morcego deve ser capturado e levado a laboratório para testar se tem raiva. As pessoas não pegam raiva ao ter contato com as fezes, sangue ou urina dos morcegos, nem ao tocar em sua pele apesar deles nunca deverem ser manuseados.Animais não mamíferos como lagartos, peixes e pássaros nunca transmitem raiva.

1.3 Tratamento:

A raiva não tem tratamento específico levando o indivíduo a óbito em mais de 99% dos casos, se as devidas providências pós-exposição não forem tomadas. Essas incluem lavar bem a região afetada, com água e sabão; e procurar auxílio médico, a fim de ser imunizado com vacina ou imunoglobulinaantirrábica. É necessária, em alguns casos, a administração de soro antitetânico. Mas caso estas providências não foram tomadas a tempo deve-se fazer uma adequada terapia de suporte: alimentação por soro ou por sonda nasogástrica; hidratação; controle dos distúrbios eletrolíticos, da febre e do vômito; uso de betabloqueadores para aliviar a hiperatividade simpática, entre outros.
O tratamento é baseado naindução do coma profundo, uso de antivirais e outros medicamentos.
O paciente humano deve ser mantido em isolamento, em um local com baixa luminosidade e incidência de ruídos. As pessoas envolvidas no tratamento devem usar equipamentos de proteção individual.




1.4 Prevenção:

Pessoas que se expuseram ou que se mantêm constantemente expostos com animais suspeitos de raiva devem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viroses Humanas
  • Viroses humanas
  • Viroses humanas
  • Viroses Humanas
  • viroses humana
  • Raiva Humana (Hidrofobia)
  • Viroses
  • Hidrofobia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!