15248957

17426 palavras 70 páginas
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpr 97) Na(s) questão (ões) adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

1. "Um novo coquetel de drogas anima os cientistas a falar no fim da AIDS como doença fatal: O AZT e um inibidor de transcriptase reversa inibem a reprodução do vírus em seu estágio inicial ... Os vírus que escapam são atacados por um inibidor de protease ... Como resultado poucos vírus conseguem reproduzir-se ... Vírus HIV é uma peste microscópica que contém apenas nove gens e mesmo assim se vinha impondo contra o complexo organismo humano e seus 100.000 orgulhosos gens." (Veja, 10/07/1996)

A nova multiterapia combinada para o tratamento dessa terrível doença é resultado do trabalho dos pesquisadores americanos David Ho e Roy Gulick e está amparada em conhecimentos sobre vírus e Biologia Celular e em avanços na área farmacêutica.
Sobre o tema anterior enfocado, é correto afirmar:
01) Como os demais vírus, o vírus da imunodeficiência humana, HIV, é um parasita intracelular obrigatório.
02) Transcriptase reversa e protease são substâncias especiais, denominadas enzimas, compostos químicos do grupo dos carboidratos, importantes para o metabolismo viral.
04) Transcriptase reversa e protease são enzimas que permitem a realização de etapas importantes na multiplicação do HIV.
08) Inibidores são substâncias que, ao bloquearem as ações das enzimas transcriptase reversa e protease, impedem a multiplicação do HIV.
16) O genoma (ou material genético) é sempre constituído por DNA, independente de ser vírus ou células.
32) O ácido nucléico viral é uma molécula reduzidíssima quando comparada com a molécula do ácido nucléico das células humanas.

Soma = ( )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufc 96) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

2. Uma das estratégias mais eficientes que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevenção através da vacinação em massa da

Relacionados