VIGOREXIA

2431 palavras 10 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
PROFESSOR: DENILSON GOMES SILVA

VIGOREXIA

DAYANE LOPES BARROSO
MARIA VITÓRIA LOPES SOUSA
NICOLLY MARIA TAVARES ARAÚJO

SOBRAL, 2015

1 INTRODUÇÃO

Este relatório foi realizado pelas acadêmicas Dayane Lopes Barroso, Maria Vitória Lopes Sousa e Nicolly Maria Tavares Araújo da turma 27 do curso de nutrição, 1º período – manhã, que mostrou e esclareceu sobre a patologia Vigorexia.
Indivíduos acometidos dessa síndrome são pessoas que mesmo fortes fisicamente, ao se visualizarem em espelhos se sentem fracos de maneira similar aos acometidos de anorexia, que ao se visualizarem sempre se consideram gordos. Tais indivíduos, além de perseguirem o volume muscular por todos os fins e com intensidade, passam também correspondentemente a apresentarem comportamentos depressivos quando perdem volume muscular por algum motivo.
A autoimagem distorcida leva os portadores de vigorexia à prática exagerada de exercícios físicos, em busca do corpo perfeito de acordo com os padrões de beleza impostos pelos valores da sociedade contemporânea.
O presente relatório seguiu um roteiro de apresentação, E foi apresentado numa estrutura lógica acente em cinco partes: Apresentação do folder, Explanação da doença através de Banner, vídeo explicativo da equipe, documentário e finalizando uma entrevista com nutricionista Ismenya Linhares.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Atualmente, a aparência é sinônimo de sucesso, saúde e determinação. De modo que a sociedade moderna oprima os indivíduos a seguir padrões estereotipados de beleza. E como herança dessa sociedade capitalista e egoísta surgem os transtornos psíquicos da aparência e as dependências psíquicas a eles associadas. A vigorexia é um tipo de transtorno dismórfico corporal, em que o indivíduo potencializa defeitos estéticos que possua, ou ainda imagine que possua. Esse defeito chega a torturá-lo e ele

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas