Dossi MEI fev2015

2843 palavras 12 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H

UNIDADE 1

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre o percurso histórico do atendimento destinado às crianças, desde o trabalho das mães mercenárias até as instituições formais. (Mínimo de 15 linhas).
Resposta: Com a transição do feudalismo para o capitalismo houve a substituição de ferramentas por máquinas e a revolução industrial fez com que ocorresse uma reorganização da sociedade. As mulheres entraram em massa para o mercado de trabalho, pois eram mão de obra barata. Com isso a educação e cuidado com os filhos passaram para as mães mercenárias (mulheres que não aderiram ao trabalho fabril), mulheres das comunidades que organizavam serviços de canto, orações, atividades relacionadas aos bons hábitos e de regras morais, porém sem instrução formal. Primeiramente, as instituições educacionais tinham o objetivo de ensinar bons hábitos, conhecer letras, e adquirir noções de moral e religião, com caráter assistencialista. Com o passar dos anos e de acordo com as situações econômicas e sociais vividas em cada época foi se dando mais importância ao trabalho pedagógico e educacional. O primeiro jardim de infância criado por Froebel, em 1840, tinha como objetivo além de educar e cuidar das crianças, o de transformar a estrutura das famílias para que elas pudessem cuidar melhor de suas crianças.

2. Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas. Pensando nisso, argumente sobre a contribuição de Froebel para a Educação Infantil.
Resposta: Froebel acreditava que a verdadeira escola deveria atender o corpo e o espírito, para uma formação completa da essência e dignidade humana, e nessa idade considerado o positivo da disciplina, sempre tendo como exemplos suas professoras. Para Froebel o

Relacionados