A disciplina pratica curricular VII foi minstrada pelo professor ROBERT ROSA com o objetivo de aprimorar o conceito de ensino de literatura na sala de aula de ensino m dio

353 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

ACADÊMICO:
DANIEL PINTO GAMA

COMETÁRIO CRÍTICO DA DISCIPLINA
PRÁTICA CURRICULAR VII

COARI/AM
2015
A disciplina Prática Curricular VII, refletiu como alguns de seus principais objetivos, aprimorar o conceito de ensino da literatura na sala de aula do ensino médio, buscando trabalhar especificamente a produção de planos de aulas voltado para uma aula em que os alunos tenham maior aproveitamento no ensino aprendizagem da literatura, assim sendo trabalhados temas como intertextualidade e interdisciplinaridade que são relevantes para a discussão de uma nova metodologia a ser aplicada nas salas de aula do Ensino Médio.
É importante fazer uma nova reflexão a respeito das metodologias do ensino de leitura e análise de textos literários nas salas de aulas do ensino médio. Trabalhar com a intertextualidade e Interdisciplinaridade nas análises de textos literários provocará um intenso e saudável debate entre alunos e educador. Sendo explorado de forma objetiva esses dois temas, com certeza levará o aluno a buscar nas entrelinha e fora do texto informações que não estão citadas no mesmo, mas isso só será possível por meio de uma estratégia de ensino que desperte o interesse do aluno pela leitura de textos literários.
Os temas acima abordados são de grande importância na busca por uma aula dinâmica, pois os mesmo trabalhados de forma interacional, tem o poder de fazer tanto o discente quanto o docente buscar relacionar textos literário com a realidade vivenciada por cada individuo, assim proporcionando uma comparação entre textos verbais e textos não verbais despertando um pensamento crítico a respeitos da sociedade em que esses cidadãos estão inserido.
Portanto, com a discussão dos temas intertextualidade e Interdisciplinaridade nesta disciplina e a prática de produção de planos de aulas voltados para um ensino de literatura,

Relacionados