unigran

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013


CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Ciências Contábeis
Semestre: SEGUNDO SEMESTRE
Disciplina: METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS
Professora: Dra.Dionise Magna Juchem
Acadêmico (a): ALINE CREMONINI RGM: 103.4526

Data: 23.10.2013




Atividade 1


A leitura racional comporta, assim, uma subdivisão em níveis, que constituem etapasde aprofundamento da interpretação. Explique o que você entende por denotação, interpretação, crítica e problematização. (ativ. 1 valor: até 1,25 pontos).

- Denotação: é o primeiro nível da leituraracional de um texto, visa à compreensão do sentido mais literal, direito e superficial do texto e envolve as etapas de levantamento de aspectos diversos, a procura da ideia central do texto, e aanálise do desenvolvimento do raciocínio do autor.
Assim, no momento em que conseguimos perceber como o autor montou seu texto, entramos na posse de sua estrutura lógica, revelada pelo encadeamento dasideias que deve desembocar na conclusão.

- Interpretação: é o segundo nível de leitura racional. Procura os significados não explícitos, escondidos, ou seja, os significados conotativos oufigurados. É nesse nível que vamos analisar mais a fundo os diversos elementos que compõem o texto, examinando as relações que eles mantêm entre si e como cada um influencia o outro. É nesse nível, também, quecruzamos ideias e valores presentes no texto com a situação histórica e social da época em que foi escrito e, às vezes, até com a biografia do autor. Ao fazer isso, podemos avaliar o significado dasideias apresentadas no texto na época de sua criação, avaliamos o grau de novidade que ele apresentou então.

- Crítica: é o terceiro nível de leitura racional, é aquela que surge do nossoentendimento da proposta do próprio texto. Podemos verificar se o autor atinge ou não os objetivos a que se propõe; se é claro, coerente; se sua abordagem é original e se traz alguma contribuição para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unigran
  • Unigran
  • Unigran
  • Unigran
  • unigran
  • unigran
  • Unigran
  • Unigran

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!