Unigran

Páginas: 3 (555 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN NET
FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

Disciplina: Princípios e Métodos do Cuidar e Educar

Acadêmica: Guiomar Aparecidade Oliveira Spielmann RGM: 053.291

Pólo- Bonito/MS




AULA 01

Leia com atenção:

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas deforma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, eo acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento daspotencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis (RCNEI, 1998, p. 23).

Com base do trecho acima e naexposição da Aula 01, explique as mudanças na Educação Infantil ao longo da história educacional brasileira, justificando também a presença da criança hoje em uma Instituição de Educação Infantil emseus primeiros meses de vida. Como era antes? Como está hoje? O que ainda precisa melhorar? Explique com suas palavras. (Valor da questão: 2,50)

Resposta: A Educação Infantil ao longo da históriaeducacional brasileira, gradativamente ocorre mudança no que diz respeito ao acesso das crianças nas instituições educacionais em prol de seus direitos.

Antes nas creches, somente as crianças de mãesque trabalhavam fora de casa tinham o direito de freqüentar este local e recebiam cuidados com alimentação e higiene por pessoas leigas. Depois os Centros e Educação Infantil garantindo os diretos dacriança matriculando todas independente se a mãe trabalha ou não. O ensino/aprendizagem ministrados por professores com formação em Magistério e uma atendente par ajudar na higiene da turma....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unigran
  • Unigran
  • Unigran
  • unigran
  • unigran
  • unigran
  • Unigran
  • Unigran

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!