Tudo sobre

Páginas: 2 (420 palavras) Publicado: 9 de julho de 2013
O aumento do capital gera uma divisão do trabalho, uma aplicação de nova e aperfeiçoamento da velha maquinaria.

A maior divisão do trabalho capacita um operário a fazer o trabalho de cinco,aumentando a concorrência entre os operários, que não só fazem concorrência uns com os outros quando se vendem mais barato, fazem concorrência quando fazem o trabalho de cinco.

Na medida em que aumenta adivisão do trabalho ele vai simplificando-se. A habilidade especial do operário torna-se sem valor. O seu trabalho torna-se acessível a todos, por isso a concorrência.

O seu salário, pois que talcomo o preço de todas as outras mercadorias ele é determinado pelos custos de produção.

A maquinaria produz os mesmos efeitos numa escala muito maior, ao impor a substituição de operárioshabilitados por operários sem habilitação, de homens por mulheres, de adultos por crianças, pois que a maquinaria, onde é introduzida de novo, lança os operários manuais em massa para a rua, e onde édesenvolvida, aperfeiçoada, substituída por máquinas mais frutuosas, despende de operários em grupos menores.

Os economistas contam que os operários tornados supérfluos pelas máquinas encontram novos ramosde ocupação.

Se a classe inteira dos operários fosse aniquilada pela maquinaria, que horror para o capital, o qual sem trabalho assalariado deixa de ser capital.

Uma massa de operários lançadosfora de um ramo da indústria pela maquinaria poderá encontrar refúgio em uma outra área, por preço inferior e em piores condições do que recebe.

Os operários que trabalham na fabricação da própriamaquinaria, se consumindo mais máquinas elas terão de aumentar, e a ocupação de operários também, que seriam habilitados, instruídos para tal.

Mas em lugar do homem despedido pela máquina a fábricatalvez irá empregar três crianças e uma mulher. E o salário que este homem iria receber teria que bastar para sustentar a todos, mas nada mais do que agora são consumidas quatro vezes mais vidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tudo Sobre Tudo
  • tudo sobre tudo
  • Tudo sobre tudo
  • Sobre tudo
  • Tudo sobre
  • tudo sobre
  • sobre tudo
  • Tudo sobre isso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!