tuberculose

Páginas: 15 (3703 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013











Sumário

































INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado, realizado na Policlínica de Atenção básica Dr Admário Silva Santos, foi muito produtivo. No período que iniciamos estagio foi muito tranquilo.
As atividades realizadas no período do estágio foram palestras, fazendo sala de espera informando ao publico temascomo: Tuberculose, Aleitamento materno, Diabetes, Hipertensão, Alimentação saudável.
Para uma maior avaliação do que foi abordado, estará exposto nesse relatório todos os temas citados.




















ROTEIRO DA PELSTRA I

TEMA: Tuberculose
PÚBLICO ALVO: Geral
MATERIAIS E MÉTODOS: Cartaz, folders, piloto, cola, imagens.
Metodologia: Através de uma palestra, tendocomo foco a nutrição aliada ao tratamento da doença.
OBJETIVOS:
- Trazer a conhecimento do público, informações essenciais sobre uma doença infectocontagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil, informando seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
- A contribuição da alimentação no tratamento e prevenção da tuberculose.



















RESULTADO E DISCUSSÃO


A partirda palestra realizada, notou-se a despreocupação das pessoas para com o assunto achando que estão livres de serem infectados o que é um grande equivoco. A palestra também serviu para esclarecer duvidas de algumas pessoas e para conhecimento dos próprios palestrantes, além disso, muito dos ouvintes leu o folder no qual tinha as informações apresentadas.

Na primeira palestra, as alunas do cursotécnico em nutrição informou sobre o tema de forma clara e resumida, enfocando na área da nutrição, trazendo a conhecimento do publico a tuberculose que é uma doença infectocontagiosa que taca os pulmões e é transmitida por uma bactéria chamada Bacilo de Koch. Outros órgãos podem ser afetados como: ossos, pele, sistema nervoso central, olhos e a retina. Além disso, o intestino pode ser atingido,prejudicando a absorção e alimentos e causando obstrução intestinal.
A doença se pega por contaminação de uma pessoa doente para outra sadia, pela tosse, espirro ou fala. Nem todas as pessoas com tuberculose transmitem a doença, somente quem tem escarro.
Os sintomas mais comuns são: tosse por mais de três semanas; escarro que pode ser acompanhada de sangue; perda de apetite, emagrecimento;febre baixa, normalmente pela tarde; suores noturnos; cansaço fácil, dor no peito. Em casos mais graves o escarro é acompanhado de pus e sangue.
Para prevenir deve vacinar toda criança recém – nascida com a BCG. Manter a casa limpa e ventilada, deixando a luz do sol entrar.
Se confirmada a Tuberculose, separar copos, talheres e pratos.
Evitar usar lenços de pano.
Para o diagnóstico énecessária uma avaliação médica completa para a tuberculose ativa inclui um histórico médico, um exame físico, a bacilos cópia de escarro, uma radiografia do tórax. Toda pessoa com tosse por três semanas ou mais é chamada sintomática respiratória (SR) e pode estar com tuberculose.
A tuberculose é tratada com antibióticos específicos controlados. O tratamento utiliza quatro medicações associadaspor dois meses; e depois mais dois antibióticos por mais quatro meses, unidos em apenas um comprimido. Quando a doença atinge outros órgãos ou a pessoa tem alguma doença como a AIDS, o tratamento deve ser entendido por nove até 12 meses.
Quando o tratamento é interrompido, o paciente volta a desenvolver os sintomas, passa novamente a transmitir a doença e ela pode adquirir resistência aosmedicamentos.
Para o sucesso do tratamento, deve-se iniciar uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos (batata, batata-doce, mandioca, arroz, cereais, trigo). Óleo de soja ou milho.
Aumentar ingestão de frutas e verduras, sobretudo as de cor amarelo para melhorar o sistema imunológico.
Evitar: O consumo de pão branco, açúcar branco, cereais refinados, pudins, bolos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • Tuberculose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!