bruno

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Reino Animal – Vertebrados
Os vertebrados (do latim vertebratus, com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico –asimetria bilateral é também uma característica dos vertebrados – e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinhal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).
Os primeiros vestígios dos vertebrados foram encontrados no período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos).

Características e Classificação dos Cordados
Todo cordado apresenta,pelo menos em alguma fase de sua existência:
notocorda, situada ao longo do eixo mediano dorsal do animal;
um tubo nervoso localizado dorsalmente, acima da notocorda;
fendas situadas bilateralmente na faringe;
cauda pós-anal, primariamente importante para a propulsão no meio aquático. Dela, apenas um vestígio - o cóccix, formado de um conjunto de vértebras pequenas no fim da coluna vertebral -restou nos seres humanos.
Subfilo Urochordata
Também conhecidos como tunicados, nome que se deve ao envoltório do corpo, uma túnica espessa, de cuja composição química participa a tunicina, uma substância semelhante à celulose.
Os representantes mais conhecidos desse grupo são as ascídias, cordados marinhos que podem viver isolados ou formando colônias. Uma das formas isoladas muito encontradanas praias brasileiras lembra, no adulto, um pedaço de piche de aproximadamente 8 cm de altura, preso por uma de suas extremidades ao substrato (rochas, cascos de navios etc.)
Subfilo Cephalochordata
Os cefalocordados estão representados por animais conhecidos por anfioxos, que compreendem cerca de trinta espécies, todas vivendo em ambiente marinho. A palavra anfioxo deriva do fato de essesanimais terem o corpo afilado em duas pontas (anfi = dois).
Os anfioxos são animais pequenos chegando a medir até 8 centímetros de comprimento. Têm o corpo semelhante a de um peixe e vivem semi-enterrados na areias, em locais de águas calmas e limpas, mantendo somente a parte anterior do corpo para fora do substrato.
Subfilo Vertebrata 
Os cordados vertebrados apresentam uma série de avanços comrelação aos protocordados: massa encefálica protegida por uma caixa craniana e uma coluna segmentada em vértebras. O subfilo Vertebrata possui aproximadamente 40.000 espécies vivas e é o maior subfilo dos Chordata.
A abordagem que faremos será preferencialmente relacionada às adaptações que neles existem e que favorecem a sua sobrevivência nos diversos meios em que são encontrados. 
Peixes
Sãovertebrados aquáticos providos de nadadeiras e mandíbula (Gnatha). Dividimos em duas classes: Osteichthyes (peixes ósseos) e Chondrichthyes (peixes cartilaginosos).Arcos branquiais dão origem às mandíbulas – novidade evolutiva importante – predação.

*cartilaginosos:
Tubarões, raias e quimeras.
Esqueleto cartilaginoso
Maioria de água salgada
Variam de 80cm a 18m
Em geral, 1 nadadeiradorsal grande e uma pequena, 1 caudal (heterocerca), 1 par de peitorais e 1 par de pélvicas.
Boca ventral
Mandíbula móvel
5 a 7 pares de fendas branquiais
1 par de espiráculos atrás dos olhos (entrada de água quando o animal está parado).
*Ósseo: A cabeça estende-se da ponta do focinho á abertura do opérculo, o tronco daí ao ânus, para trás do qual se tem a cauda. O corpo apresenta uma fortemusculatura segmentar – miomeros -, separados por delicados septos conjuntivos.
O esqueleto é formado por ossos verdadeiros, embora algumas espécies possam apresentar ossos cartilagíneos, com numerosas vértebras distintas, embora seja frequente a persistência de notocorda nos espaços intervertebrais.
O esqueleto apresenta 3 partes principais: coluna vertebral, crânio e raios das barbatanas. Da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bruno
  • Bruno
  • bruno
  • bruno
  • Bruno
  • bruno
  • Bruno
  • bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!