trufa

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

TRUFAS

 
INEBRIANTE NATURAL
A trufa é um fruto da terra conhecido de tempos muito antigos. Existem testemunhos da existência da trufa já em 1700-1600 a.C. Os gregos chamavam-na de 'hydon', os latinos denominavam-na de 'tuber' com raiz no verbo 'tumere' (inchar), os árabes 'ramechalchamectrufus', os franceses 'truffe', derivando do significado da representação teatral de Molière 'Tartufe'de 1664, os ingleses 'truffle' e os alemães 'Hirstbrunst' ou 'Truffel'. No século XVII já se organizam buscas de trufas, um divertimento palaciano para o qual cedo se escolheu um animal elegante como o cão para fazer a procura. No entanto, também o porco chega a ser utilizado com sucesso nesta procura. Muitos 'famosos' tinham na trufa um motivo de adoração: Alexandre Dumas definia-as como 'SacraSantorum' do mês e Rossini como o 'Mozart dos fungos', Lord Byron tinha-as na secretária para que o perfume delas lhe despertasse a criatividade. BrillatSavarin defendia que as trufas deixam 'as mulheres mais carinhosas e os homens mais amáveis'.
                
Hoje em dia as trufas são motivo de leilão, atingem preços exorbitantes e ocupam o lugar de produto gourmet por excelência. Azeitestrufados, molhos, conservas, manteigas, entre outros, tudo serve para aliciar os entusiastas - muitos deles fervorosos - deste túbero. A trufa é um fungo que vive sob a terra, precisamente em forma da túbero, constituído por uma massa carnosa revestida por uma cobertura. Apreciada pelo aroma e pelo sabor característico, a trufa possui proteínas,  hidratos de carbono, água, gorduras semelhantes aoutros fungos e com uma percentagem de água acentuada entre os 75% e os 90%. E, se o preço elevado leva a crer que a trufa possui elevadas qualidades nutricionais tal não acontece: é um alimento que pode ser consumido por pessoas de todas as idades.
                 
 
A trufa é encontrada em maiores quantidades junto de árvores das quais absorve as características. A cor, sabor e perfume da trufasão determinadas pela árvore junto à qual se desenvolveu. Essas árvores são principalmente as seguintes: choupo, carvalho e tília. As trufas que crescem junto ao carvalho terão um perfume mais intenso enquanto as que crescem junto à tília serão mais claras e aromáticas. O seu perfume é uma mistura de alho, parmesão, musgo e gás. A forma, por sua vez, dependerá do tipo de terreno: a trufa é maislisa quando o terreno é mais compacto e mais porosa se o terreno for mais irregular. No geral a maturação da trufa acontece no Outono, mas existem espécies primaveris. São conhecidas 32 espécies de trufas e apenas sete são consumidas, para os apreciadores existem somente duas, a d'Alba (Itália) e as do Périgord (França).A trufa preta onde nasce não deixa qualquer vegetação, o mesmo não acontecendocom a branca (cor de mármore sujo). A trufa branca difícil de encontrar, atinge neste ano de 2005, cerca de 5.000 euros o quilo.  
                                  
QUASE DOIS MILÉNIOS NA EUROPA
Durante quase dois milénios, o centro da Europa era o núcleo comercial da trufa, no entanto estava anteriormente presente em muitas culturas da época pré-histórica. Segundo os antigos Romanos asmelhores trufas encontravam-se na Grécia e na Líbia e, para BartolomeoPaltina, médico no ano de 400, já se encontravam em África, Síria e também na Grécia. No Oriente crê-se difundida na China e no Japão e presume-se que mesmo os nativos americanos conheceram a existência da trufa, mas não existem provas contundentes. Na Europa eram famosasas da Provença - Périgord da Borgonha. Na Alemanhadescobriram-se, no ano de 700, nas zonas de Brandenburgo e Saxónia e, em Itália, a trufa preta estava presente em quase todo o território, sendo todavia criado um mercado internacional nos anos 800, sempre em seguimento da França. Este discurso gera divergências entre Itália e França, como acontece com os vinhos também, porque se do ponto de vista comercial a trufa estava vulgarizada em França e em Itália, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trufas
  • TRUFAS
  • trufas
  • Trufas
  • Uma trufa e
  • Trufas caseiras
  • Bombom e trufas
  • CASA DAS TRUFAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!