automotiva

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O dilema é muito comum: comprar um carro via consórcio ou financiamento? Estácio da Silva Dourado, professor de filosofia, precisa de um carro com urgência e tem a mesma dúvida.
O consórcio não tem juro e, por isso, é visto como uma boa alternativa. Ocorre que ele não cobra juros, mas também não paga e, se você não conseguir tirar o veículo no primeiro ou segundo mês, já começa a ficar emdesvantagem.
O financiamento pode sim ser uma boa alternativa, mas Estácio não pode cometer muitos erros, e, por isso, atenção: será necessário ter uma boa entrada, pesquisar taxas e analisar com cuidado o impacto das despesas no orçamento da família.
Como saber se realmente eu posso assumir tal prestação? O time da A,R&D Finanças pessoais, consultoria de planejamento financeiro pessoal, fez umasimulação do financiamento sem entrada de um carro de R$ 30 mil reais e seu impacto mensal no orçamento da família (veja vídeo).
A conta é:
(em R$)
Prestação:…........1.050,00
IPVA:……………….100,00
seguro:…………….125.00
combustível:……….200,00
manutenção:………300,00
total:………………1.775,00
Ou seja, quando você olha a prestação isoladamente e não considera os outros custosque estão no pacote, cai em uma armadilha financeira que poderá comprometer seriamente o bem-estar de toda a família. Quem comprou carro na euforia do crédito fácil sabe exatamente do que estamos falando, porque ou apertou as contas em casa ou devolveu o carro porque não conseguiu pagar. Com a inadimplência dessas carteiras, os pátios ficaram cheios de carros devolvidos ou apreendidos por falta depagamento.
Uma terceira alternativa para o Estácio é assumir o financiamento de alguém que não está conseguindo pagar o financiamento. Para isso é preciso alguns cuidados:
1 - Saber se a financeira o aceitará como cliente, ou seja, se seu perfil de crédito será aprovado;
2 - Negociar um bom desconto com o vendedor, ou seja, com quem está lhe passando o financiamento. Isso, porque se você forpagar o que ele já pagou, estará fazendo um péssimo negócio, pois vai aumentar muito o valor do veículo, mais do que o seu valor de mercado;
3 - Saber se a parcela mais os outros custos se encaixam no orçamento.

1 - Pesquise os modelos que atendem suas necessidades. Leia comparativos e avaliações para se informar sobre todas as características de cada um. Compare os dados de cada carro quete interessa e vá para a concessionária sabendo o que procura.

2 - Ao verificar o preço do 0 km, avalie como é a sua desvalorização no mercado. Para isso, procure o valor do mesmo carro ou de seu antecessor com três ou quatro anos de uso na Tabela FIPE, uma referência no mercado de usados.

3 - Vá até a concessionária conhecer o carro de perto. Veja se o interior atende suas necessidades parao dia a dia (espaço, conforto, desempenho...) e, caso seja um lançamento, se é tão bonito quanto você achou que era pelas fotos.

4 - Faça um teste drive para analisar a posição de dirigir e o desempenho. Apesar de ser um contato muito rápido, explore ao máximo todas as funções e ajustes disponíveis no modelo, como a dos bancos, do volante e do computador de bordo, caso disponível.

5 -Escolha os opcionais disponíveis no site da montadora. Dependendo da configuração e da cor escolhida, a entrega pode demorar. Os vendedores, normalmente, oferecem o que há no estoque para pronta entrega. Veja se uma dessas unidades atende sua demanda.

6 - Compare os preços e as condições com outras concessionárias. Cada uma tem uma política de negociação e até de avaliação do automóvel usado quepode ser usado como entrada no novo. Se preferir, você pode anunciar seu carro antigo e aguardar por uma boa oferta.

7 - Negocie os juros do financiamento, que variam de acordo com o valor da entrada e com o prazo. Quanto mais longo, maior é o juro cobrado. Quanto menos meses durar os carnês, menos o consumidor paga de encargos na prestação.

8 - Consulte a loja de acessórios originais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automotiva
  • automotiva
  • Automotiva
  • AUTOMOTIVA
  • Automotiva
  • Automotiva
  • Engenharia automotiva
  • Mecânica Automotiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!