Treinamento Desportivo

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Treinamento Desportivo

O Treinamento Desportivo evoluiu através dos tempos, passando por 5 períodos até chegar ao período cientifico dos dias atuais. A divisão proposta compreende:

1. O Períododa Arte
2. O Período da Improvisação
3. O Período da Sistematização
4. O Período Pré-Científico
5. O Período Científico


1- O Período da Arte
A Antiguidade Grega forneceu o maiordesenvolvimento a este período, devendo-se este fato ao grande número de Jogos, principalmente, os Olímpicos. Observa-se já no período da arte, excetuando-se as manifestações desportivas da Antiguidade, que asnovas concepções de treinamento quase sempre surgiram nas provas cíclicas.
2- O Período da Improvisação
Teve início com a primeira olimpíada da era moderna (Atenas/1896) e perdurou até a sétima(Antuérpia/1920). Nesse período, destacavam-se os atletas que possuíam maiores recursos pessoais e condições hereditárias de qualidade.
3- O Período da Sistematização
Entre 1920 e 1930, Lauri Pihkala(Finlândia) e Krummel (Alemanha) tentam demonstrar que a resistência (anaeróbica) e a endurance(aeróbica) não eram adquiridas somente com treinamentos de longas distâncias, mas também através de corridascurtas em grande intensidade, seguidas de um repouso. Em 1930, Gosse Holmer (Suécia) cria o “Fartlek”, um método “natural”, mais conhecido por “jogo de velocidade”, cuja intensidade é bastantevariável e que o atleta “joga” conforme a sua vontade. Este treinamento, mesmo assim, é bastante sistemático, pois determina:
a) Treinamento em planos, subidas, descidas e trechos pesados.
b) Fases comtomada de tempo
c) Alternância entre esforços lentos e rápidos.
d) Totalidade ou fases de esforço com tomada de tempo.
e) Trabalho muscular de forma natural.




4- Período Pré-CientíficoÉ um período em que são registrados os primeiros ensaios científicos, partindo de observações empíricas. Woldemar Gerschller (Alemanha), com estudos feitos conjuntamente com Waitzer (em 1933) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinamento desportivo
  • Treinamento desportivo
  • Treinamento Desportivo
  • Treinamento desportivo
  • Treinamento desportivo
  • Treinamento desportivo
  • Treinamento desportivo
  • Treinamento Desportivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!