Trauma

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Entendemos por trauma a toda aquela ferida ou lamentação, lesão que se provoca sobre o organismo ou sobre o psicológico de uma pessoa, causando alterações do funcionamento normal de certos elementos.Um trauma pode variar seguramente em termos de gravidade, embora na maioria dos casos a noção de trauma está vinculada a uma ferida ou lesão que deixa algum tipo de sequela, seja ela, física, moral,emotiva ou mental.


Normalmente, a área da medicina se diferencia entre o trauma físico e o trauma psicológico. Embora ambos os tipos sejam gerados por uma alteração do curso normal da saúdefísica ou mental de um indivíduo, as causas, situações ou elementos responsáveis de uma alteração, assim como as consequências podem variar de grande maneira.
Quando falamos de trauma físico, referimos aum tipo de lesão ou ferida que afeta diretamente ao organismo a nível somático. O trauma físico pode ser causado tanto por golpes como por feridas agudas, isto é, por elementos externos que nãopenetram no organismo como por elementos externos que o fazem. O trauma físico requer quase sempre algum tipo de atenção médica que pode implicar com uma maior ou menor urgência, complexidade e duração.Estes tipos de traumas podem acontecer tanto por acidentes como por agressões físicas intencionais. Nos casos em que as feridas são graves, pode ser necessária a intervenção das forças policiais parainvestigar a causa da situação.
Por outro lado, os traumas que acontecem a nível psicológico, também podem envolver uma gravidade mais profunda. Em geral, o trauma psicológico é produzido a partir davivência de uma experiência dolorosa, angustiante e crítica, como pode presenciar a morte de um ser querido (em muitos casos, de uma pessoa desconhecida), sofrer algum tipo de abuso, alguma situaçãopróxima da morte, etc. Os traumas psicológicos podem ser muito mais difíceis de curar que os traumas físicos, pois se existem procedimentos de terapia para serem tratados, estes podem não ser sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • traumas
  • trauma
  • trauma
  • TRAUMA
  • trauma
  • Trauma
  • Traumas
  • Trauma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!