Transgenicos

Páginas: 2 (253 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Transgênicos (português brasileiro) ou transgénicos (português europeu) são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outrosorganismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançadosdesde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma queprovavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.


a utilização de transgênicos é uma abordagempara a produção de determinados compostos de interesse comércio, medicina ou agronómico, por exemplo. O primeiro caso público foi a utilização da bactéria Escherichia coli, quefoi modificada de modo a produzir insulina humana em finais da década de 1970. Um exemplo recente, já em 2007, foi o facto de uma equipe de desenvolver mosquitos bobucharesistentes ao parasita da malária,através da inserção de um gene que previne a infecção destes insectos pelo parasita portador da doença


Argumentos a favor dos transgênicos incluem aredução do uso de compostos como herbicidas, pesticidas, fungicidas, micro-fertilizantes (que por sua pequena estrutura, causam grande degradação do DNA Mitocondrial) e certosadubos, cuja acumulação pode causar sérios danos aos ecossistemas a eles expostos. As organizações ambientalistas questionam se os benefícios da utilização destas plantas poderiacompensar os possíveis potenciais malefícios por elas causados.
Alternativas ao uso de transgênicos
Agricultura natural
Agricultura orgânica
Agricultura convencional
Agroecologia
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transgênicos
  • Transgenicos
  • Transgênicos
  • transgênico
  • transgenicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos
  • Transgênicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!