HEITOR

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
O ASSEDIO MORAL NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Atualmente, com a atuação dos sindicatos, do ministério público e do próprio judiciário, grande parte dos trabalhadores brasileiros já possui noção acercado assédio moral, porém, na maioria das vezes, oque se sabe é insuficiente ou equivocado. No Brasil, a questão do assédio moral também está sendo discutida com ênfase na administração pública e mesmona área militar. A consciência sobre a realidade do assedio e os danos que esse fenômeno pode acarretar na saúde do trabalhador no ambiente seu ambiente de trabalho só se tornou conhecida a partir dotrabalho elaborado por Margarida Barreto, da PUC-SP , implementado com base em mais de 2.000 casos. Porém, ainda é um assunto em que grande parte dos trabalhadores brasileiros não tem nenhuma noçãodo que seja, sendo que podem estar sendo figurados como vítimas, incorporando os danos à sua saúde, ao seu patrimônio e também as suas relações interpessoais sem mesmo saber oque está ocorrendo. Amaior pesquisa já feita no Brasil sobre o assedio moral, realizada com 4.718 trabalhadores, consta que 33% dos entrevistados afirmaram ter sido vítimas desse fenômeno.
Com efeito, o Assedio Moral, é umaameaça a um ambiente de trabalho saudável pois é um dos principais ambientes vivenciado pelo indivíduo no decorrer de sua vida, desestruturando tanto a força produtiva quanto a saúde mental e físicado trabalhador. O Assedio moral no trabalho, se divide em “vertical descendente” – ou seja, é praticado por um superior hierárquico, que usa de sua posição para obter favores sexuais dos subordinados.Pode também ser “horizontal” – entre colegas de mesma hierarquia – ou mesmo “vertical ascendente” – quando parte de um grupo de subordinados e se dirige a seu superior direto. Trata-se, portanto, deuma circunstância individual ou coletiva. 
Apesar de toda a propaganda que envolve a questão do assedio moral, o ato ainda é visto com um tabu na maioria das empresas, pelo simples fato de que tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • heitor
  • heitor
  • Heitor
  • Sr Heitor
  • Artigo Heitor
  • morte de heitor
  • heitor de mello
  • Monografia Heitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!