trabalhos

Páginas: 6 (1297 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014

A VIDA DE COMENIUS
O educador checo João Amós Comenius ou Jan Amos Komenský, seu nome original, nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uherský Brod (ou Nivnitz), na Moravia, região da Europa Central pertencente ao reino da Boêmia (antiga Theco-Eslováquia).
Seus pais Martinho e Ana, também eslavos, eram cristãos adeptos dos irmãos Morávios, uma seita cuja história remota aos tempos deJan Huss, líder religioso muito popular no século XV, chegando ser reitor da Universidade de Praga. Essa seita dos irmãos Morávios era muito rígida em doutrina e conduta, e destacava-se pelo extremo apego às Sagradas Escrituras, pela humildade e pela profunda piedade. Adotavam como língua literária o checo em vez do latim.
Comenius fora acusado de não ser, na realidade, um erudito latino; fato éque Comenius não era em nenhum sentido um genuíno humanista, embora tivesse escrito textos para facilitar a aprendizagem da língua latina. Ele não se apaixonou pelo encanto da eloquência ciceroniana e não reverenciou a literatura clássica. Negou completamente a pretensão suprema do Humanismo, o valor moral da literatura pagã.
Alegou que na verdade queria eliminar por completo o fardo dos escritoresclássicos, e desejava fazer isso no interesse do bem estar moral e espiritual dos alunos.
Sua infância foi trágica. Aos 12 anos seus pais e suas duas irmãs morreram, tendo ele ficado só e ao abandono. Sendo obrigado a viver com uns tutores rudes, contribuindo para que sua educação infantil fosse tão descurada.
Este episódio ficou indelevelmente marcado em sua personalidade. Levando-o adispensar uma atenção peculiar à infância, durante toda a sua existência, organizando um sistema próprio de educação infantil; visando à reforma da humanidade. Aprendeu seus rudimentos de leitura, escrita, cálculo e catecismo, em uma escola dos irmãos Morávios.
Na juventude, seu modelo de escola era simplesmente desestimulador. Possuía em particular, uma seriedade sombria, era desprovida de atrativos, eusavam a prática da famigerada pedagogia da palmatória. Causando-lhe profunda decepção. Ao concluir seus estudos secundários, optou pela carreira eclesiástica, quando estudou Teologia na faculdade Calvinista de Herborn, na Alemanha.
Aí Comenius adquire uma boa formação cultural, e, ainda como estudante apresenta duas teses de doutorado: “Problemata miscelania” e “Syloge quaestiorum Controversum”,ambos alvo de elogios de seus professores. Época em que ampliou e aprofundou suas convicções religiosas além de haver adquirido uma vasta cultura enciclopédica e desenvolvido o espírito reformador que o acompanharia durante toda a sua vida.
Sua vida está em ativa, Comenius não para. Redige um dicionário de expressões elegantes, transfere-se para Heidelberg a fim de aperfeiçoar seus conhecimentosde astronomia e matemática. Quando retorna para por em prática tudo o que aprendeu.
Passa brevemente em Praga, e chega a Prerov, maior centro da comunidade morávia, estabelecendo-se no magistério. Cheio de novos conhecimentos, e inconformado com o esquema de educação vigente, procede uma verdadeira reforma em sua escola. Com a aplicação de métodos mais eficientes para o ensino das ciências e dasartes.
Passado dois anos como docente, é ordenado pastor dos irmãos Morávios (1616), estabelecendo residência na cidade de Fulnek, onde se casa com Madalena Vizovska. Tendo com ela seus dois primeiros filhos aos 24 anos.
Desempenhando muito bem seu papel como professor e como pastor. É nomeado diretor das escolas da Unidade. É apontado como adepto da fraternidade Rosacruz, fato que ainda nãofoi esclarecido devidamente em sua biografia.
Passados muitos anos após a morte de seus pais e suas duas irmãs, ocorre outra tragédia na vida de Comenius. Com a Guerra dos Trinta Anos, conflito religioso desencadeado entre católicos e protestantes na Alemanha, e posteriormente em toda a Europa. Sua família sofre um grande martírio, junto com a população Tcheco-Eslováquia.
Já em 1621, exércitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!