fdsfsd

Páginas: 9 (2101 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
SERGIO KEMPENICH













ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO COM GARGALO NAS MANUFATURAS BRASILEIRAS


















2006






SERGIO KEMPENICH













ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO COM GARGALO NAS MANUFATURAS BRASILEIRAS








Trabalho final para a disciplina PRO 5802 –Programação da Produção Intermitente
da Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Professor: Miguel Cesar Santoro
Data de entrega: 06/06/2006







2006
Índice Provisório

1. Introdução 4
2. Fundamentação Teórica 4
2.1. Técnica da liberação sem espera 4
2.2. Técnicas do tipo OPT 5
2.3. Algoritmo de Gargalo Móvel 6
3. Formulação doproblema 6
4. Método 7
5. Escolha das manufaturas a serem estudadas 7
6. Estudo de caso nas manufaturas escolhidas 7
6.1. Estudo de caso em manufatura que utiliza a técnica de liberação sem espera 7
6.2. Estudo de caso em manufatura que utiliza técnicas do tipo OPT 8
6.3. Estudo de caso em manufatura que utiliza algoritmo de gargalo móvel 8
7. Análise dos dados e discussão 8
8. Conclusão 8Bilbliografia 9


1. Introdução

O presente estudo procura verificar como as heurísticas apresentadas por MORTON; PENTICO (1993) como técnicas de gargalo (bottleneck approaches) são utilizadas nas manufaturas brasileiras para problemas com dois ou mais centros, e até que ponto a aplicação dessas técnicas auxilia as empresas na busca de seus objetivos.
O tema foi escolhido devido à grandequantidade de fontes bibliográficas teóricas sobre o tema, mas pouca análise sobre a aplicação prática dessas teorias. Procura-se, assim, satisfazer essa lacuna através de uma pesquisa em campo.
O estudo ficará restrito às manufaturas com produção intermitente, localizadas no Brasil e que utilizam técnicas de gargalo. Outros estudos posteriores poderão ser feitos de modo a diminuir essas restrições eestabelecer comparações.
O desenvolvimento terá início com a análise da literatura pertinente sobre três das técnicas apresentadas (Forecast Myopic Dispatch Approach, OPT-like Approaches, Shifting Bottleneck Algorithm).
Em seguida, serão feitas entrevistas com profissionais de Programação da Produção de várias empresas de manufatura brasileiras, de modo a verificar quais delas usam técnicas degargalo, e que técnica específica cada uma delas usa.
As três empresas que, conforme as entrevistas, se mostrarem mais especificamente usuárias de cada uma das técnicas, serão avaliadas através de estudo de caso. Os estudos de caso terão o intuito de verificar até que ponto os profissionais estão satisfeitos com a técnica apresentada e os indicadores da empresa estão condizentes com os seusobjetivos.
Por fim, será feita uma análise dos resultados objetivos e será elaborada uma conclusão.


2. Fundamentação Teórica

MORTON; PENTICO (1993) apresentam uma grande quantidade de heurísticas para programação de produção, muitas delas aplicáveis tanto em problemas com um centro quanto em problemas com dois ou mais centros. Porém, existe um tipo de heurística que é aplicável somente quandoexistem pelo menos dois centros de produção – trata-se das técnicas de gargalo, em que uma máquina é escolhida como gargalo (de forma permanente ou momentânea), e toda a programação é baseada naquela máquina.

O autor apresenta quatro técnicas de gargalo, sendo que o estudo será focado nas três apresentadas a seguir. A quarta técnica, do gargalo dinâmico, devido à sua complexidade, não seráanalisada neste estudo, podendo ser assunto de estudos posteriores.

2.1. Técnica da liberação sem espera

Essa técnica, definida por MORTON; PENTICO (1993) como Forecast Myopic Dispatch Approach, e traduzida por SANTORO (2006) como liberação sem espera, consiste em simular a programação ao longo do tempo, utilizando uma lista de eventos. Sempre que uma máquina fica livre, todas as operações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fdsfsd
  • fdsfsd
  • fdsfsd
  • Fdsfsd
  • fdsfsd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!