Trabalho TIC

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
A origem das Normas Internacionais de Contabilidade

Depois da crise da Bolsa de Nova Yorque em 1929 os Estados Unidos decidiram fazer uma análise das razões da crise e assim criar um mecanismo para superá-las. Entre as medidas imaginadas um reposicionamento relativo à regulação governamental e à normatização contábil voltadas para um preparo de demonstrações financeiras.
Então foi criadaentidade de congrega auditores dos EUA o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados ( AICPA – Institute of Certified Public Accountants ). voltada para o preparo das “Normas Contabéis” ( APB – Accounting Principles Board ). Esses órgãos criados nos anos 70 e seus pronunciamentos constituiram parte representativa do Principio Contábeis Geralmente Aceitos nos Estados Unidos ( US GAAP –Generally Accepted Accountanting Principles ). E por volta de 1973 esse organismo foi substituído por uma entendidade independente a Junta de Normas de Contabilidade Financeira ( FASB – Financial Accountanting Standards Board ).
Nesta época também foi criada organismo internacional com propósito de criar normas contábeis com a intenção de serem normas genuinamente internacionais. Esse órgãogerou nornas contábeis internacionais (IAS – International Accounting Standards ) que até em 2001 algumas das quais estavam vigentes. Apartir de 2001 como tava mas ampla passou a ser denominada, Normas Internacionas de Relatórios Financeiros ( IFRS – International Financial Reporting Standards ), abrangendo não somente questões contábeis mas também conceitos de divulgação de desempenho operacionalpor meio de balanços, demonstrações de resultado, demonstrações de fluxos de caixas e notas explicativas respectivas As normas IFRS busca obedecer os PRINCÌPIOS e evitam REGRAS pois sendo mais facies de serem burladas, enquanto o princípios não.
No último trimestre de 2009, cerca de 150 países ao redor do mundo exigem ou aceitam as normas IFRS para o preparo de demonstrações financeiras: algunscomo os quase 30 países da União Européia, exigem sua adoção para os balanços consolidados, semelhantemente ao disposto pelo Banco Central do Brasil para as instituições financeiras que este regulamenta e supervisiona. Há países que as aceitam em substituição a normas contábeis nacionais, e outros que as aceitam em complementação ao uso de normas contábeis nacionais, como o Novo Mercado BOVESPA.No Brasil, alteração radical no ordenamento contábil adveio da Lei 11.638/07 e do acatamento dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC pelas autoridades reguladoras governamentais, colocando-nos na especialíssima condição de um dos únicos, senão o único, países do mundo a implementar por força legal, as normas internacionais nos balanços individuais das empresas ao invés deapenas nos consolidados.
As normas internacionais são compostas por um conjunto de 5 tipos de pronunciamentos técnicos (Framework, IAS, IFRS, SIC e IFRIC):
Framework: O framework não é oficialmente um pronunciamento técnico.
IAS: Os pronunciamentos IAS (International Accounting Standard), são os primeiros pronunciamentos emitidos pelo IASC.
SIC: As interpretações SIC (Standing InterpretationsCommittee)
IFRS: Os pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard) são emitidos pelo IASB. Eles são, portanto, os mais recentes.
IFRIC: As interpretações IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee). Elas são portanto as interpretações mais recentes.
O "framework" não é uma norma internacional de contabilidade. O texto é uma descrição dos conceitos básicosque devem ser respeitados na preparação e apresentação das demonstrações financeiras internacionais. Ele define o espírito intrínseco das normas internacionais, a filosofia geral das normas e tem também como objetivo ajudar a diretoria do IASB no desenvolvimento e interpretação das normas internacionais de contabilidade, os usuários na elaboração das demonstrações financeiras e, os auditores na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho TIC
  • Trabalho De Tic
  • Trabalho de tic
  • as tic no trabalho
  • trabalho de tic
  • Trabalho de tic
  • Trabalho TIC Final
  • Trabalho Pronto TICs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!