trabalho de tic

Páginas: 12 (2964 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
1.1 Introdução

O tema “Evolução dos sistemas operativos”, foi nos dado a um lote relacionado com as pela Joana.
Este trabalho tem como objetivo aprofundar o tema de tal modo que nos permita, por um lado conhecer e refletir sobre a evolução dos sistemas operativos , e por outro lado imaginar como serão daqui a centenas de anos. Assim, abordarei alguns sub-temas que me parece ser de grandeimportância.

Para cada um dos subtemas procurarei através dos meios disponíveis dar a informação possível para melhor o conhecimento deste tema.
Esperos alcançar meu objectivo fazendo um trabalho completo e interessante.




















1.2 Sistema operativo
Um sistema operativo ou sistema operacional ou ainda software de sistema é um conjunto de programas que permitem a criação emanutenção de arquivos, execução de programas e utilização de sistemas periféricos, tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O sistema operacional serve também de intermediário entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados.


1.3 Historia

Todos os dias, você liga seu computador para trabalhar, se divertir, navegar na web,jogar e fazer outras tantas coisas. Poucos segundos após apertar o botão “power”, um componente importantíssimo entra em cena: o sistema operacional.
Hoje, o mercado está bem segmentado, mas muitas pessoas ainda usam o Windows. Contudo, a história nem sempre foi assim. Ao longo dos anos, diversas companhias desenvolveram sistemas para se adequar a diferentes tipos de usuários, a computação era semforma e vazia.
Os computadores eram gigantes e ocupavam salas inteiras e necessitavam do auxílio de humanos, nasceram lá pela década de 1950. Nessas primeiras máquinas, as tarefas eram realizadas por técnicos, os quais ditavam o que seria realizado através do próprio hardware.
Um funcionário era contratado especialmente para ativar e desativar chaves, as quais serviam para indicar se um componentedevia ficar ligado ou desligado. Ao desligar uma chave, por exemplo, a informação corria por metros ou quilômetros de fio e acendia uma luz, indicando que determinada função estava desativada.
Nessa época, era comum que uma pessoa projetasse e programasse um computador. Apesar de funcionar para as tarefas necessárias, esses PCs necessitavam sempre da intervenção humana e não podiam usar rotinasprogramadas. No início da computação os primeiros sistemas operacionais eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem que cada máquina utilizava. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois os sistemas erammonousuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).
A história mudou com o primeiro SO(Sistema Operacional), o CTSS (Unix).

Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil. Em 1980, William (Bill) Gates eseu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM. IBM e Microsoft fariam, ainda, uma parceria para odesenvolvimento de um sistema operacional multitarefa chamado OS/2. Após o fim da breve parceria a IBM seguiu sozinha no desenvolvimento do OS/2.
No começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês postou um comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo um núcleo de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho TIC
  • Trabalho De Tic
  • Trabalho de tic
  • as tic no trabalho
  • Trabalho TIC
  • Trabalho de tic
  • Trabalho TIC Final
  • Trabalho Pronto TICs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!