Trabalho Sobre o trigo

Páginas: 24 (5753 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014



FACULDADE ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE
CURSO DE GASTRONOMIA – 1º PERÍODO – 2014 / 2º SEMESTRE
PREPARO PRÉVIO DOS ALIMENTOS






TRIGO












Belo Horizonte
2014

Sumário

1. ORIGEM 3
2. PRINCIPAIS DERIVADOS 5
3. PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES 9
4. PRATOS TIPÍCO E TRADICIONAIS 10
5. REGIÃO DE MAIOR ACEITAÇÃO 18
6. FUTUROEMPREEENDIMENTO 19
7. MINI CARDAPIO 20
7.1 ENTRADAS 20
7.2 PRATOS PRINCIPAIS 22
8. ANEXO 25
9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27














1. ORIGEM

O trigo é uma gramínea do gênero Triticum e está entre as plantas mais cultivadas no mundo. Existem cerca de 30 tipos de trigo, geneticamente diferenciados, dos quais metade é cultivada; o restante cresce de forma silvestre.
Em buscade produtividade, conteúdo de farinha no grão, teor de nutrientes, resistência a doenças ou adaptação ao clima e ao solo, pesquisadores e plantadores já testaram milhares de cruzamentos, chegando a obter cerca de 30 mil variedades de trigo.
O maior volume, porém, vem de três espécies, que representam mais de 90% do trigo cultivado no mundo.  Cada uma delas é mais adequada a um tipo de alimento: Triticum aestivum - Chamado de trigo comum, é o mais cultivado no planeta, respondendo por mais de quatro quintos da produção mundial. É o mais utilizado na fabricação do pão. Embora o trigo represente uma fonte de alimento completa em termos nutricionais, a proporção das várias substâncias que compõem o grão (amido, minerais, vitaminas e proteínas) oscila conforme a variedade. A mais consumidano Brasil, Triticum aestivum L., tem um teor de proteína em torno de 15%.
 Triticum compactum - Conhecido também como tipo clube, tem um teor de proteínas da ordem de 8%, produzindo menor teor de glúten, substância que está por trás do crescimento e da textura dos produtos feitos com farinha. É utilizado para a fabricação de biscoitos e bolos mais macios e menos crocantes.
 Triticum durum -Indicado para massas (macarrão), essa espécie forma um glúten mais resistente, permitindo uma textura firme após o cozimento. O grão duro não é cultivado no Brasil.
O trigo começou a ser cultivado por volta de 10.000 A.C., em uma região conhecida como Crescente Fértil - que hoje iria do Egito ao Iraque, estendendo-se pelo mar Mediterrâneo. Foi quando nasceu a agricultura. Os grãos de trigo eramdegustados pelos povos antigos numa espécie de papa, em que eram misturados com peixes, castanhas, frutas e água.
Por volta de 4000 A.C., os egípcios observaram o processo de fermentação de uma massa feita de farinha de trigo e assim nasceu o pão. A demanda de pães no Egito daquela época já era enorme. Os pães abasteciam a população, eram oferecidos aos mortos e serviam de oferenda aos deuses.
Osprimeiros biscoitos também apareceram no Egito. As receitas eram à base de trigo, água e mel. Os confeiteiros moldavam figuras de seres humanos e animais para oferecer às divindades.
Estima-se que no século 9 os árabes tenham levado para a Itália o macarrão - que teria origem chinesa. Eram preparações feitas de farinha e água, cortadas em fios que secavam ao sol para que pudessem ser conservadas porlongos períodos.
No século 11, em Nápoles, Itália, os cozinheiros começaram a incluir verduras e queijo em um disco redondo de massa. É de lá que vem o termo picea, que seria a origem do nome da pizza.
No século 15, os biscoitos foram extremamente úteis durante as navegações. Além de garantir doses de carboidratos aos navegantes, tinham a vantagem de não estragar.
Embora, por milhares de anos,os povos antigos já misturassem a farinha de trigo com o mel, podemos dizer que a verdadeira confeitaria surgiu no século 15, na Baixa Idade Média, quando os europeus passaram a usar o açúcar nas primeiras receitas de bolos com coberturas de glacê.
A Bulgária tem um dos mais altos usos per capita de trigo: 279 kg por pessoa por ano. Na França, esse índice é de 109 kg per capita. No Brasil, 57...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Trigo
  • Sobre o Joio e o Trigo
  • Trabalho sobre sobre o tato
  • Trabalho sobre
  • trabalho sobre
  • Trabalhos sobre
  • trabalhos sobre .
  • trabalho sobre isto e aquilo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!