Visita ao CERTREM

1644 palavras 7 páginas
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Tecnologia de Alimentos

Relatório – Visita Técnica ao CERTREM
(21/06/2013)

Alunas: Luisa Mariana V. de Oliveira (0310686)
Nágila Alves Pereira (0310692)
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Controle de Qualidade
Professor: José Maria

Fortaleza – CE
2013

INTRODUÇÃO
Localizado junto ao segundo Polo Moedor de Trigo do Brasil, o Centro Regional de Treinamento em Moagem e Panificação Senador José Dias de Macêdo, o
CERTREM, é a unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do
Ceará) que atende ao setor industrial de alimentos, especialmente os segmentos de
Moagem, Panificação e Confeitaria. É referência para a indústria alimentícia do Ceará, atendendo também a indústrias de outras regiões. Este centro é ação do SENAI para a capacitação e o aperfeiçoamento de pessoal no âmbito do segmento do trigo, compreendendo a moagem dessa matéria prima, além da elaboração dos produtos correlatos. A acessória técnica e tecnológica (consultorias) tem como principal objetivo orientar as empresas visando à melhoria de sua qualidade e produtividade, abrangendo trabalhos de diagnósticos, recomendações e soluções de problemas, tais como consultoria em segurança alimentar, consultoria no processo produtivo de alimentos, implantação de boas práticas de fabricação e sistemas de análises de perigos e pontos críticos de controle, dentre outros.
O serviço técnico especializado é disponibilizado pelo Laboratório de Controle de Qualidade do Trigo e Derivados, trabalha com a prestação de serviços técnicos especializados através da realização das seguintes análises: moagem experimental, peso hectolitro, umidade, cinzas, cor, glúten (úmido, seco e índex), falling number, granulometria, farinografia, extensografia, alveografia e amilografia, com a finalidade de determinar a classe do trigo e o tipo.

OBJETIVOS
Conhecer o laboratório de controle de qualidade e

Relacionados