Trabalho Relevo 2 Semestre

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3


4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8





1 INTRODUÇÃO
O relevo do Brasil tem formações antigas e atuais existem várias classificações para o mesmo. As três principais classificações do relevo são demostradas por Aroldo de Azevedo, Aziz Ab Saber e Jurandy L. Rossi.
Aroldo de Azevedo, 1940 éconsiderada a mais tradicional considera principalmente o nível de altimetria para distinguir um planalto ou uma planície. No ano de 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab Saber que prioriza processos geomorfológicos, como a erosão e a sedimentação. A mais atual é a de Jurandyr Ross criada em 1995; baseia se no projeto Radambrasil desenvolvido de 1970 a1985, onde foram tiradas fotos aéreas da superfície do território brasileiro, por meio de um sofisticado radar e processos geomorfológicos para elaborar sua classificação.





2 DESENVOLVIMENTO
Aroldo de Azevedo foi o primeiro a realizar uma classificação do relevo no brasil usando o critério geomorfológico, ele estabeleceu um limite de 200 metros para determinar o que seria planalto e o queseria planície utilizando as cotas altimetrias, ele conceituou planaltos como sendo um terreno levemente acidentado, com mais de 200 metros de altitude e planície como sendo uma superfície plana com altitude inferior a 200 metros com essa classificação identificou 8 unidades no território brasileiro .
Os planaltos são:
Planalto das Guianas: O planalto das Guianas ou escudo das Guianas comotambém e chamado localiza-se ao Norte da Planície Amazônica e prolonga-se do Brasil até à Venezuela e às Guianas, onde, na área de fronteira entre esses países e o Brasil.
Planalto Atlântico: O Planalto Atlântico ocupa o litoral, relevoacidentado, principais serras: Mantiqueira e do Mar. Na região Sudeste tem suas maiores altitudes médias e aparecem os “mares de morro.
Planalto Central: Está localizada bem no centro do país, região que faz fronteira com todas as regiões brasileiras.
Planalto Meridional: Este planalto recobre a maior parte do território da Região Sul, alternando extensões de arenito com outras extensões de basalto oque deixa o solo desta região bastante fértil.
As planícies são:
Planície Amazônica: É mais extensa área de terras baixa, está situada no norte do Brasil.
Planície Costeira: Formam uma longa e estreita faixa litorânea, que vai desde do Amapá ao Rio Grande do Sul. Em alguns pontos dessa extensão, o planalto avança em direção ao mar e interrompe a faixa de planície no sudeste. Aparecem,nesses pontos, falésias, que são barreiras à beira-mar resultantes da erosão marinha.
Planície do Pantanal: A mais típica das planícies brasileiras é esta planície, situada na porção oeste de Mato Grosso do Sul e pequena extensão do sudoeste de Mato Grosso, entre os planaltos Central e Meridional.Aroldo de Azevedo baseou seu trabalho nas informações produzidas sobre o território até então e em trabalhos de campo onde partiu para a observação direta do relevo.Aziz A`b SABER
Seu trabalho sobre a classificação do relevo brasileiro levou em consideração elementos da natureza como: Clima, solo, hidrografia, vegetação;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRabalho unopar 2 semestre
  • Trabalho Do PIM 2 Semestre
  • trabalho 2 semestre
  • Trabalho Individual 2 Semestre
  • TRABALHO PEDAGOGIA 2 SEMESTRE
  • TRABALHO 2 SEMESTRE CRAS
  • TRABALHO SEGUNDO SEMESTRE 2
  • trabalho 2 semestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!