KEYNESMONETARISTASUNICAMP

680 palavras 3 páginas
Teorias de Políticas Monetárias Modelos de Keynes e monetaristas

O capitalismo é um sistema instável com diversas oscilações em suas variáveis e que se faz necessária a intervenção do governo para combater essas crises provocadas por fatores como a inflação, alto índice de desemprego e outros.
De acordo com Keynes o desemprego pode ser combatido de diferentes formas. Estudando o livro de Carvalho “ Economia Monetária e financeira” , vemos que a politica monetária é o fator que deve ser explorado para que a economia venha a melhorar , assim conhecendo bem a nossa moeda seriamos capazes de mudar o curso da economia de forma que os níveis de emprego venham a melhorar. Os principais fatores da politica monetária que se forem alterados de maneira certa, podem mudar positivamente o curso da economia são: mercado aberto, o depósito compulsório e o redesconto.
Mercado aberto : Para aumentar a taxa de juros o governo vende mais títulos públicos e para diminuir ele às compra. O que faz com que os investidores comecem a optar por títulos públicos ao invés de outros investimentos. Assim a demanda por ativos de capital e o rendimento dos ativos aumentam controlando a taxa de juros. Depósito Compulsório: Os bancos são obrigados a manterem depositados no Banco Central uma porcentagem dos seus depósitos efetuados a vista para aumentar o volume de dinheiro para empréstimos. Redesconto: O banco Central ajuda os outros bancos que estão com dificuldade com um financiamento.
O banco Central faz as suas operações de duas formas de circulação da moeda: a industrial e a financeira. Na financeira está mais vinculada a ativos financeiros induzindo estes á girar; e a industrial a moeda exerce função de “instrumento de troca”. O que é proposto por Keynes é transformar a moeda de um simples ativo para um instrumento de troca fazendo com que ela passe de circulação industrial para a financeira. Contudo a politica

Relacionados