Trabalho IHC

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 14 de junho de 2015


Introdução


Os termos usabilidade e user experience(UX) costumam gerar dificuldade de diferenciação pelo público não especialista. Predominam, freqüentemente, as idéias deque a usabilidade estaria atrelada única e exclusivamente aos aspectos práticos e funcionais de uma interface, enquanto user experience(UX) abordaria apenas os aspectos estéticos e emocionais da interação. As dificuldades deconceituação e diferenciação entre os termos geram problemas conceituais, dimensionais e metodológicos não só no âmbito acadêmico, mas também na atuação profissional. Alguns projetistas, por exemplo, chegam a argumentar que seus projetos não necessitam de uma avaliação de usabilidade porque seu foco está no “design experiencial”, ou seja, o discurso não especialista chega a tratar os dois termosefetivamente como antônimos. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo distinguir usabilidade e user experience em três níveis:

conceitual (a partir de definições encontradas na literatura especializada e em normas);

dimensional (a partir das dimensões e critérios de avaliação);
 
metodológico (a partir dos principais métodos e técnicas empregados na avaliaçãod e usabilidade euser experience).




























A usabilidade

A usabilidade pode ser definida como “a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.” (ISO 9241-11, 1998 apud DIAS, 2003, p. 24).

Para que o conceito de usabilidade seja compreendido, é preciso elucidar os princípiosque o definem. O primeiro princípio é a eficácia. Conforme Dias (2003), um sistema é eficaz quando permite que os usuários atinjam os seus objetivos. Dessa forma, a eficácia é a principal motivação pela qual um usuário utiliza um sistema e, mesmo que este ofereça outros atrativos, caso o usuário não consiga completar a sua tarefa, não quererá utilizá-lo novamente.

O segundo princípio é aeficiência, que diz respeito ao esforço despendido para realizar uma tarefa no sistema. Pode ser medida por variáveis como o tempo empregado e a quantidade de erros cometidos na mesma. O último elemento é o contexto de uso, que diz respeito aos diferentes tipos de usuários, tarefas a serem realizadas e ambientes onde o produto será utilizado.

O terceiro princípio refere-se à satisfação do usuário.Ortony and Clore (1988 apud Hassenzahl, 2003) a definem como o sentimento resultante da confirmação das perspectivas sobre um evento que foi desejado. Assim, se as pessoas trazem expectativas sobre o resultado de usar um produto particular e essas expectativas são confirmadas, elas ficam satisfeitas.

Segundo Shneiderman e outros (2005), os objetivos de usabilidade, funcionalidade e universalidade sãoatingidos através de um planejamento minucioso, direcionado às necessidades do usuário. Interfaces efetivas geram domínio e claridade na comunidade usuária. Os usuários não são “barrados” pela interface e podem predizer o que ira acontecer em resposta a cada uma de suas ações. Quando um sistema interativo é bem desenhado a interface quase desaparece, permitindo aos usuários se concentrarem emseus trabalhos, exploração ou lazer.

A primeira meta de usabilidade é determinar as necessidades dos usuários, isto é, que 5 tarefas ou sub-tarefas devem ser realizadas. As tarefas freqüentes são fáceis de determinar, mas as ocasionais, as excepcionais por condições emergenciais e as tarefas de reparo para lidar com erros no uso da interface são mais difíceis para descobrir. A análise da tarefa écentral, já que as interfaces com funcionalidade inadequada frustram os usuários e são frequentemente rejeitadas ou pouco utilizadas. Se a funcionalidade for inadequada o projeto gráfico da interface não terá importância.

Uma segunda meta vital é assegurar uma confiabilidade apropriada: as ações devem funcionar como foram especificadas, os dados exibidos devem refletir os conteúdos do banco de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho de IHC
  • Trabalho ihc
  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho de IHC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!