Trabalho IHC

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
Sumário
1. Introdução 3
2 - No Brasil 4
3 - Definições 4
3.1 - Definição – Sommerville 4
3.2 - Definição – Pressman 5
3.3 - Definição – José O. F. de Carvalho 6
4 - Conclusão 7
5 - Referências Bibliográficas 8


















1. Introdução

Esse trabalho tem como função mostrar visões e conceitos de profissionais sobre IHC e sua importância tanto para o ambiente profissionalquanto para o cotidiano.
Cada dia mais o homem se da conta da grande necessidade de se empenhar no desenvolvimento de ferramentas que auxiliem em suas tarefas do dia-a-dia, sejam essas profissionais ou pessoais, procurando aprimorá-las em questões de desempenho, praticidade e segurança.
Porém, com o substancial avanço tecnológico, os sistemas tendem a ficar mais complexos, o que exige treinamentoe dedicação muito grande por parte dos usuários, que muitas vezes acabam se desestimulando de fazer uso destes em decorrência das dificuldades apresentadas em questão de usabilidade, transformando uma ferramenta que a princípio foi desenvolvida para ajudá-los em um verdadeiro pesadelo.
Com isso, surge a IHC (Interação humano-computador), que procura estudar as características comportamentais dohomem e considerá-las um aspecto decisivo no processo de desenvolvimento de um sistema, de maneira que seu uso seja satisfatório ao usuário e ao mesmo tempo proporcione o melhor desempenho possível.





















2 - No Brasil

No nosso pais, a parte responsável pela área é a CEIHC (Comissão Especial de Interação Humano-Computador) da SBC, criada em 1999, com o objetivo de promover ainteração entre pesquisadores, profissionais e alunos de IHC de todo o Brasil.
Sua função é incentivar o trabalho interdisciplinar e apoiar as atividades de pesquisa, ensino e profissional na área de IHC, realizando eventos sobre o assunto.

3 - Definições
3.1 - Definição – Sommerville


Sommerville descreve que a interação do usuário com a máquina consiste em emitir dados e comandos ao sistemacomputacional.
Anteriormente, a única forma de fazer isso era por meio de linhas de comando de linguagens específicas que eram utilizadas apenas por técnicos especialistas. Uma série de outras vertentes surgiu e evoluiu, o que tornou a operação mais fácil com o decorrer do tempo.
Sommerville cita que o projeto de sistemas de computador deve contemplar desde o projeto de hardware até o projeto deinterface com o usuário. Segundo ele, frequentemente especialistas são empregados para projetos de hardware, mas poucas organizações tem especialistas em interfaces, que por fim ficam ao encargo de engenheiros de software que precisam ser sensibilizado para essas questões a fim de criar sistemas que facilitem a experiência dos usuários.
Quando a interface é difícil de utilizar, o usuário tende acometer mais erros ou até mesmo recusar-se a utilizar o software.
O autor refere cinco formas de interação principais classificadas por Shneiderman (1998):
1. Manipulação direta (interagir com objetos na tela);
2. Seleção de menu;
3. Preenchimento de formulário;
4. Linguagem de comando e
5. Linguagem natural.
Cada um desses diferentes estilos de interação tem suas vantagens e desvantagens,maneiras de aplicação e formas combinadas que surgem:
Dentre as principais vantagens, são citadas: agilidade na interação (1), facilidade de aprendizado (1 e 3), simplificação da operação (2), facilidade para usuários casuais (5), flexibilidade (4).
Das principais desvantagens: dificuldade de implementação (1), lentidão para operação (2) e dificuldade de aprendizado (4).
Exemplos de aplicação citados:videogames (1), controle de estoque (3), sistemas operacionais (4), sistemas genéricos (2).
3.2 - Definição – Pressman


Segundo Pressman, a definição de IHC seria "a área que estuda meios de garantir uma comunicação efetiva entre usuário e computador, procurando esconder ao máximo a complexidade do sistema". Baseia-se em focar no desenvolvimento de interfaces amigáveis que possibilitem uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho de IHC
  • Trabalho ihc
  • Trabalho IHC
  • Trabalho IHC
  • Trabalho de IHC
  • Trabalho IHC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!